A Qualcomm apresentou um novo processador móvel com vários elementos integrados, o Snapdragon 210, mas o destaque do novo componente vai para o facto de suportar redes 4G. O chip da tecnológica norte-americana destina-se a equipamentos que chegarão ao mercado com um preço abaixo dos cem dólares, cerca de 75 euros.



À medida que cada vez mais países estão a apostar em redes 4G os fabricantes vão querer explorar esta nova oportunidade de mercado. Países como a China são um bom exemplo do que acontece nas economias em desenvolvimento – apostam nas redes móveis como principal meio de ligação à Internet.



O Engadget salienta o facto de o Snapdragon 210 suportar redes móveis LTE Advanced, isto é, que conseguem suportar velocidades de débito até 150Mbps.



O novo system-on-a-chip (SoC) tem um processador de quatro núcleos a 1,1Ghz, uma unidade de processamento gráfico Adreno 304, e suporta Bluetooth 4.1, ecrãs com resolução HD, além de sensores fotográficos de oito megapíxeis.



Para conseguir os preços desejados, a fabricante de chips criou dispositivos “molde” que servirão de base para o que as fabricantes devem produzir caso estejam interessadas em tirar o maior partido do SoC.



Com o novo anúncio a Qualcomm espera conseguir marcar presença em mais dispositivos móveis de baixo custo, um mercado onde tem a forte concorrência da MediaTeK. A Qualcomm já domina o mercado de média e alta gama, equipando por exemplo a maior parte dos topos de gama Android e Windows Phone.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.