O iPad Mini da Apple, o Nexus 7 da Google e o Kindle Fire da Amazon compõe o menu dos smartphones “canibais”. Isto porque os telemóveis com tamanhos de ecrã cada vez mais generosos estão a condicionar a venda de tablets com ecrãs entre as 7 e as 7,9 polegadas.



Os números revelados pela NPD DisplaySearch mostram que pela primeira vez houve uma queda anual na venda de tablets durante o primeiro trimestre do ano – terão sido comercializados 56 milhões de unidades.



Fruto do mau primeiro trimestre a NPD DisplaySearch baixou as perspetivas de venda para o resto do ano, estimando que em 2014 sejam comprados 285 milhões de tablets, menos 14% do que no ano passado.



Em 2013 os tablets no segmento das sete polegadas tinham sido responsáveis por 58% das vendas dos tablets, mas o valor vai diminuir nos próximos anos. Os tablets entre as 8 e as 10 polegadas são os que se vão afirmar, com as fabricantes já a apostarem neste sentido.



O canibalismo que os smartphones de tamanhos grandes estão a executar sobre os tablets já tinha sido apontado pela Samsung como um dos motivos dos resultados abaixo do esperado neste segmento de mercado.



Outras razões apontadas pelas empresas para o fraco momento da venda de tablets é o ciclo de renovação de equipamentos superior a dois anos e o adiamento do lançamento de novos modelos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico