Se tem um Galaxy S22 e pretende espreitar as novidades de interface e funcionalidades do novo sistema operativo da Samsung, já o pode fazer. A fabricante convida todos os participantes interessados em experimentar o One UI 5, baseado em Android 13, antes do seu lançamento oficial. Para já, apenas está disponível nos Estados Unidos, Alemanha e Coreia do Sul, mas a Samsung revelou que vai fazer chegar o programa de teste a mais regiões nos próximos meses. A novidade surge poucos dias antes do Unpacked marcado para esta quarta-feira, dia 10 de agosto, em que vai ser revelado o novo smartphone com ecrã dobrável da Samsung.

A Samsung diz que o One UI 5 oferece novas opções de personalização, segurança e funcionalidades de acessibilidade. “Sabemos que os nossos utilizadores gostam de ter a possibilidade de criar a sua própria experiência mobile individualizada e estamos constantemente a melhorar o One UI para dar às pessoas maior controlo e mais opções”, destacou Janghyun Yoon, líder da divisão de experiência mobile da Samsung.

Veja na galeria imagens do Samsung One UI 5:

O objetivo desta versão beta aberta é recolher o feedback direto dos utilizadores e introduzir as questões levantadas na versão final do sistema operativo. Além das novas opções de cores, os utilizadores têm acesso a 16 temas coloridos baseados no seu wallpaper e 12 opções adicionais para os seus ecrãs de Home, ícones e painéis rápidos.

Os utilizadores podem personalizar os seus ecrãs principais ao empilhar widgets do mesmo tamanho na mesma localização, salvando espaço, ao mesmo tempo que se cria um aspeto mais organizado e limpo.

Quanto é que vão custar os novos dobráveis da Samsung? Preços já circulam online
Quanto é que vão custar os novos dobráveis da Samsung? Preços já circulam online
Ver artigo

A forma como as notificações são mostradas entre as aplicações ajudam o utilizador a manter-se focado no que for mais importante. Os novos controlos vão tornar o trabalho de bloquear notificações mais fácil para certas aplicações, optando por escolher e ver o que for realmente relevante para si. Poderá mudar as definições de som e vibração nos menus que foram reorganizados em termos de volume e intensidade.

Outra definição importante é a possibilidade de os utilizadores poderem escolher o idioma de cada aplicação individualmente. Por norma, as aplicações assumem a língua do sistema operativo e ajustam-se, mas agora o utilizador passa a ter maior controlo.

Para quem utiliza as câmaras do equipamento, há novas ferramentas para captar as melhores fotografias ou gravar vídeos, assim como uma barra de zoom mais rápida a responder para fazer close ups facilmente e apenas com uma mão. As ferramentas de segurança não foram esquecidas, oferecendo um diagnostico aos utilizadores sobre o estado do equipamento e deixa recomendações de boas práticas aos utilizadores.

Samsung confirma Unpacked para 10 de agosto. Próxima geração de dobráveis está a caminho?
Samsung confirma Unpacked para 10 de agosto. Próxima geração de dobráveis está a caminho?
Ver artigo

As opções de acessibilidade são outros pontos importantes da atualização, como as funcionalidades de ampliação dos conteúdos para que sejam melhor consultados por quem tem dificuldades de visão. Há vários tipos de elementos de assistência falados, incluindo descrições de áudio, entre outras ferramentas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.