
O casamento entre Android e Qualcomm continua de vento em popa e a união vai continuar em 2019, altura em que os topos de gama deste ecossistema vão passar a equipar o novo processador da marca. O novo Snapdragon 855 foi apresentado esta semana, com a ajuda do vice-presidente da empresa, Alex Katouzian, que preferiu manter-se conservador quanto à revelação dos detalhes técnicos do chip.
Numa altura em que corremos para o final do ano, é claro que 2019 será o ano do 5G, e uma das grandes novidades deste Snapdragon 855 é que vai contar com suporte para conexões multi-gigabit em redes deste género. É provável que tenha dificuldade em encontrar cobertura já no próximo ano, mas é positivo saber que as marcas estão a preparar-se para dar resposta a uma transformação que está iminente.
Katouzian adiantou ainda que este modelo foi desenhado para alavancar a performance dos sistemas de IA com que se deparar. Em termos práticos, podemos esperar o triplo dos cálculos no mesmo período de tempo, no que toca aos processos computacionais de um software do género.
De acordo com a imprensa internacional, esta é uma novidade que prepara a marca para a implementação de software e serviços potenciados por sistemas de machine learning, numa altura em que a Apple solidifica apostas no mesmo ramo. Dada a concorrência entre ecossistemas, é natural que a Qualcomm sinta necessidade de acompanhar não só a indústria, como as marcas que se lhe opõem no mercado.
Estas melhorias não são apenas preciosismos desnecessários ou inúteis ao uso diário de um utilizador comum. Na câmara do smartphone, por exemplo, existem várias funcionalidades que já beneficiam com a capacidade deste tipo de software, como a identificação de elementos e a edição automática. E para complementar este auxílio adicional, a Qualcomm integrou um novo sistema de visão computacional no chip para que este possa reconhecer melhor "quem e o que é que está a focar".
Prevê-se que a empresa norte-americana revele mais informações sobre o chip, ao longo desta quarta-feira, dia 5 de dezembro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários