A Sony apresentou os novos auriculares WF-1000XM5 e foi direta ao assunto ao considerar ser o melhor sistema com cancelamento de ruído que colocou no mercado. Tem pela primeira vez tecnologia de múltiplos sensores de ruído, como explicou Mike Somerset da Sony. O wearable tem um novo processador QN2e para cancelamento de ruído e o novo chip V2.
O equipamento pretende oferecer uma qualidade de som premium, graças ao novo driver Dynamic Driver X, com alta definição e propagação de de som 360º, procurando uma experiência mais imersiva para os utilizadores. Promete ainda fazer chamadas com maior qualidade, utilizado tecnologia de IA e machine learning para reduzir o ruído, incluindo as habituais interferências do vento.
Veja na galeria imagens dos Sony WF-1000XM5:
Desenvolvendo a informação sobre as funcionalidades de cancelamento de ruído, Mike Somerset disse que o sistema pretende suprimir cerca de 20% mais barulho indesejado que o modelo anterior, o WF-1000XM4, modelo apresentado exatamente há um ano. O novo sistema aumenta a frequência da voz humana, reduzindo ruídos em redor, como veículos e vento em torno do utilizador.
A Sony está a introduzir um sistema de multisensores que captam o som do ambiente através de seis microfones (um em cada auricular). Os novos processadores V2 e o HD Noise Cancelling QN2e foram criados para controlar com eficiência os vários microfones integrados. O novo driver Dynamic Driver X consegue anular ondas de som a baixas frequências. Por fim, as próprias borrachas dos auriculares foram criadas para ajudar a suprimir o ruído externo.
O Dynamic Driver X permite uma melhoria de som com baixa destorção, prometendo baixos mais fundos. O sistema foi criado para tornar o consumo de música mais agradável. Sobre os processadores, estes suportam DAC e processamento de 24-bits. Não faltam certificações da LDAC e DSEE Extreme e Hi-Res Audio Wireless na sua tecnologia de software, com suporte de inteligência artificial.
Para quem precisa de estar constantemente em chamadas, a Sony promete o melhor som do seu catalogo de auriculares. Oferece uma redução de ruído através de IA, que separa a voz do utilizador dos ruídos em redor. Um sensor de condução óssea consegue detetar quando o utilizador está a falar. O microfone tem ainda um sistema mesh para reduzir o vento durante as chamadas. E a tecnologia Head Tracking ajusta os campos sonoros para compensar o movimento da cabeça, mantendo os sons alinhados com o ecrã do smartphone e o que está a visualizar. Jogos como Ingress da Niantic já suportam a tecnologia, salientando as diferentes direções do áudio mediante o ecrã.
Considerando o conforto, a Sony destaca ainda o design dos auriculares para encaixar no ouvido. Este pretende ser pequeno e pouco intrusivo, com menos 25% no tamanho e cerca de 20% mais leve que o anterior modelo, para que possa utilizar o dia todo. Os auriculares oferecem ainda borrachas com três tamanhos (S, M e L) mas introduz o novo SS, para quem precisar de um tamanho inferior.
Os auriculares podem passar de um aparelho para outro, através de conexão multiponto, sendo compatível com os diversos equipamentos Android, iOS, Windows e Mac. O que significa que os utilizadores podem utilizar os auriculares WF-1000XM5 em qualquer aparelho que disponha, de forma mais intuitiva.
A Sony destaca ainda a conexão via Bluetooth 5.3, que é mais estável, mesmo em ambientes com mais pessoas, como estações de comboio ou festivais. Uma única carga de bateria dura 8 horas de uso contínuo com cancelamento de ruído ligado e 24 horas de carga no estojo protetor. Afirma ainda que em três minutos de carga permite utilizar durante 60 minutos. Pode utilizar o estojo encostado a um smartphone, caso este suporte carregamento invertido wireless. De salientar ainda que tem certificado IPX4 para resistência a água.
Os auriculares Sony WF-1000XM5 vão chegar ao mercado em agosto, por um preço de 320 euros, em cores preto e prateado.
O wearable introduz ainda o novo slogan For The Music da Sony para produtos otimizados para ouvir música. Os novos auriculares vão estrear esta nova label e conta com o artista Miguel, da Sony Music Entertainment, para a sua divulgação. “Com este slogan, a Sony afirma-se como a marca de áudio de excelência que cria laços entre criadores e apaixonados pela música, com o objetivo de oferecer experiências musicais autênticas e transcender as emoções dos fãs, apoiando a visão dos criadores acima de tudo”, disse a fabricante.
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