Os únicos smartphones que a Sony tem produzido incorporam na sua esmagadora maioria o sistema operativo Android. A tecnológica japonesa tem tido bons resultados no segmento mobile, muito por causa dos equipamentos topo de gama que tem fabricado, mas também por causa da aposta em dispositivos de gama média baixa.

Dado que o interesse pelo Windows Phone tem crescido, como os leitores do TeK atestaram num inquérito feito recentemente, novos parceiros podem renovar o interesse em apostar neste ecossistema móvel. E segundo o The Information, a Microsoft e a Sony estão em conversações.

O interesse da empresa nipónica em apostar noutros sistemas operativos além do Android não é de estranhar, já que a Sony é uma das empresas que apoia o Firefox OS - o software da Mozilla é suportado no Xperia E por exemplo.

De acordo com as informações apuradas em vez de expandir a gama Xperia, a Sony pode pegar antes na gama Vaio para nomear os equipamentos com Windows Phone. O primeiro dispositivo pode chegar em meados de 2014.

O The Information diz ainda que a Microsoft estará também em conversações com a ZTE para que a fabricante chinesa volte a apostar no Windows para smartphones.

Dados divulgados no final do ano davam uma quota de mercado por fabricante superior a 90% à Nokia, seguida da HTC com cerca de 5% dos equipamentos Windows Phone. Numa altura em que o ecossistema parece estar a atrair interesse até dos programadores, a tecnológica norte-americana responsável pelo software quer apostar numa diversificação de equipamentos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.