A Sony anunciou o sensor IMX586 que adiciona às câmaras fotográficas dos smartphones a capacidade de capturar imagens a 48 MP. A fabricante nipónica refere que é o primeiro sensor de smartphone a atingir esta qualidade de resolução, sendo igualmente capaz de obter uma boa performance em cenários de luz ténue.

A Sony explica que conseguiu meter 48 MP num chip com o tamanho de 0,8 mícrones, utilizando um sistema de filtro de cor que permite introduzir quatro pixels adjacentes em ambientes com fraca luz, diminuindo o ruído das imagens. Desta forma, a sensibilidade aumenta para o equivalente a imagens capturadas a 12 MP, resultando em cenas onde ambas as áreas brilhantes e escuras podem ser registadas sem perder detalhes nas sombras, por exemplo.

A tecnologia permite também acelerar a velocidade de processamento de saída e um “dynamic range” quatro vezes superior aos produtos convencionais. No papel, os dispositivos equipados com o sensor poderão gravar vídeo 4K a 90 FPS ou resoluções 1080p a 240 FPS.

O sensor IMX586 começará a ser fabricado a partir de setembro e deverá estrear nos próximos modelos Xperia XZ.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.