O smartphone Xperia Z5 Premium, o mais recente topo de gama da Sony, já está disponível no mercado português. É o último da gama Xperia Z5 a chegar até aos consumidores, mas a Sony está convencida que as propostas de valor que colocou no smartphone vão justificar a espera. O equipamento vai ser um exclusivo da cadeia de retalho Fnac.

E o que tem de especial este telemóvel para receber a denominação de Premium? O principal motivo é talvez o facto de ser o primeiro smartphone com um ecrã Ultra HD - resolução de 3.840x2.160 píxeis -, numa concentração de 806 píxeis por polegada.

Se tal resolução faz sentido num smartphone? É uma questão debatível já que a partir de determinada resolução o olho humano deixa de distinguir os pontos da imagem. Mas a qualidade está lá, ainda que não seja sempre usada - o telemóvel só assume a resolução 4K quando reproduz conteúdos dessa categoria, caso contrário fica-se pela resolução Full HD. As dúvidas só serão desfeitas depois de feita a devida análise ao equipamento, depois de umas primeiras impressões já realizadas.
Outro elemento em destaque é o renovado sensor fotográfico de 23 megapíxeis, uma evolução relativamente aos topo de gama anteriores como o Xperia Z3. A Sony gaba-se ainda de ter a tecnologia de autofocagem mais rápida do mundo num telemóvel, ao precisar apenas de 0,03 segundos para focar o elemento na composição. O sistema de focagem também é híbrido, algo que só é comum existir em máquinas fotográficas dedicadas.

O Xperia Z5 Premium tem ainda um leitor de impressões digitais colocado na parte lateral e integrado no botão de energia, além ter uma construção envidraçada que faz com que a traseira do smartphone seja espelhada. 

Processador Snapdragon 810, 3GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno, que podem ser expandidos em 200GB através da entrada para cartões microSD, compõe as restantes especificações do smartphone.

O preço está situado nos 859,90 euros, um valor que será proibitivo para muitos portugueses, mas que na perspetiva da Sony não deixará de atrair compradores.

"O que é mais icónico e inspiracional é sem dúvida o Xperia Z5 Premium, contudo é possível que quem não pode comprar a este nível de preço, vá atrás do patamar um pouco inferior do Z5. Vamos ver, é muito cedo para estar a dizer qual vai ser o mais vendido", disse a diretora comercial da Sony Mobile Portugal, Verónica Pestana, em declarações ao TeK.

Quanto às perspetivas de venda, a responsável jogou à defesa. "Mais do que ir atrás do volume, estamos atrás do valor. Queremos fazer as coisas bem, queremos posicionar-nos onde sempre fomos bons e que tem a ver com a nossa qualidade nas outras unidades de negócio [ecrãs, fotografia, entretenimento]. Vamos ver se o mercado também caminha assim connosco", comentou.

Um esforço maior para uma nova geração de smartphones
A Sony Mobile Portugal está a agir de forma diferente para o Xperia Z5 Premium em comparação com o que foi feito, por exemplo, com o Xperia Z3. A empresa apostou num evento público, ao passo que a geração anterior do smartphone foi apresentada quase à porta fechada. E isso mostra uma atitude diferente da tecnológica.

"A Sony conforme todas as marcas está em constante mudança. A mudança é tão rápida que o que é verdade hoje não é verdade amanhã. Neste momento a Sony é lifestyle, é tecnologia e é muito ponto de venda. Queremos estar perto do consumidor, queremos fazer com que a tecnologia seja de mais fácil acesso para os consumidores", explicou Verónica Pestana, apesar de estar na posição de diretora comercial apenas há dois meses.

Mas outro sinal claro de que há uma estratégia mais clara e definida é o facto de nos próximos dois a três meses, os internautas poderem encontrar vídeos publicitários do Xperia Z5 Premium. A subsidirária portuguesa está a apostar numa estratégia de divulgação exclusivamente digital e que também passará pela aposta nas redes sociais, não só da marca como de figuras públicas.

Rui da Rocha Ferreira