(Atualizada) O TeK já tinha noticiado que o Surface Pro chegaria a Portugal ainda em maio, uma informação que foi hoje confirmada pela Microsoft que detalhou os planos e preços. João Couto, o novo diretor geral da Microsoft em Portugal, adiantou que a expectativa de vendas é elevada porque os clientes têm revelado interesse no dispositivo, e a rectividade e interesse são grandes.

A empresa não revela número de vendas mas diz que o Surface RT está a ter quotas equivalentes aos melhores devices de mercado, embora João Couto lembre que ainda é muito cedo para tirar conclusões.

O tablet é a versão mais profissional do Surface RT, que já está à venda em Portugal desde 14 de fevereiro e já foi analisado pelo TeK, deixando uma impressão muito positiva.



O Surface Pro vai estar à venda a 30 de maio nas principais lojas de retalho do sector, custando 879 euros na versão de 64 GB e 979 euros na versão de 128 GB.


[caption][/caption]

Apesar das semelhanças exteriores, o Surface Pro estabelece algumas diferenças em relação à versão de consumo, a começar pelo sistema operativo e continuando nas especificações técnicas, com a utilização de um processador Intel Ivy Bridge i5 de terceira geração e de uma bateria mais potente, mas que dura menos tempo.

O ecrã é de 10,6 polegadas mas com uma resolução Full HD e a capacidade de armazenamento disponível é de 64 e 128 GB, consoante os modelos, embora grande parte esteja já ocupada com software pré-instalado.

A tabela abaixo sumariza as diferenças.



[caption][/caption]

São estas as diferenças em que a Microsoft também aposta para afirmar que o Surface Pro é um tablet que deixa de ser um segundo dispositivo para se tornar no principal equipamento de um profissional.

O mercado empresarial é o principal alvo de vendas do Surface Pro, mas João Couto admite que também alguns clientes individuais mais avançados podem preferir o Pro face ao RT.

A Microsoft está a trabalhar com operadores para usar estes canais para venda do Surface, mas está também a trabalhar com empresas da área financeira.

Os tablets da Microsoft foram anunciados em julho de 2012 mas só chegaram ao mercado ao mesmo tempo que o sistema operativo Windows 8, em outubro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Nota da Redação: A notícia foi atualizada com mais informação recolhida durante a conferência de imprensa.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.