O novo tablet anunciado em novembro é o primeiro da Nokia Technologies depois da venda da unidade móvel à Microsoft e não deixa de ser curiosa a opção pelo sistema operativo Android, um dos grandes rivais do Windows Phone.

O Nokia N1 tira partido do interface Nokia Z Launcher sobre o sistema operativo Android Lollipop e tem um ecrã de 7,9 polegadas IPS LED com Gorilla Glass 3alimentado por um processador Intel Atom Z3580 a 2,3 GHz, com gráficos PowerVR G6430 de 533 MHz. A memória é de 2GB e o espaço para armazenamento de 32GB.

A câmara traseira é de 8 megapixeis e a câmara frontal de 5 megapixéis. A conectividade é apenas Wi-Fi, sem suporte direto a redes móveis.

O vídeo que reproduzimos abaixo mostra algumas das características do Nokia N1.

A Nokia destaca que o produto faz uma aposta num design cuidado e na simplicidade. "Estamos contentes por poder levar novamente a marca Nokia aos consumidores com o tablet Android N1, ajudando a criar tecnologias simples e sofisticadas", afirmou Sebastian Nystrom, responsável de produto da Nokia Technologies, aquando do lançamento.

A confirmação da data de venda do Nokia N1 foi feita pelo site Sina Tech com base na data marcada pela Nokia para um evento de imprensa na China.

A Nokia Technologies já tinha confirmado que o tablet ia começar a ser comercializado na China durante o primeiro trimestre de 2015, depois de ter feito um acordo com a Foxconn que vai fabricar, distribuir e vender o dispositivo.

O preço previsto é de 250 dólares e o objetivo é distribuir também o tablet a nível global.

O Nokia N1 é o primeiro equipamento da Nokia Technologies depois da venda da unidade móvel à Microsoft. A empresa finlandesa ficou impedida de usar a marca Nokia em smartphones até final de 2016 e em feature phones durante 10 anos, mas o tablet consegue ultrapassar estas limitações. Há ainda a possibilidade da Nokia Technologias lançar um smartphone usando outra marca.

Entretanto a Microsoft já abandonou a utilização da marca Nokia nos smartphones, optando por manter apenas o nome Lumia. O primeiro Lumia sem marca Nokia foi apresentado no passado dia 11 de novembro.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico