Depois de ter sido anunciado durante a última edição do Mobile World Congress, seguindo a revelação na CES 2025, o tablet NXTPAPER 11 Plus da TCL chega em breve ao mercado em Portugal.

O tablet conta com a mais recente versão da tecnologia NXTPAPER, concebida para replicar a experiência de leitura em papel e reduzir a fadiga visual, sem comprometer a reprodução de cor, afirma a TCL.

Equipado com um ecrã de 11,5 polegadas, com resolução 2.2K e taxa de atualização de 120 Hz, o tablet NXTPAPER 11 Plus integra uma proteção ocular multicamadas para minimizar o impacto da emissão de luz azul. Segundo a marca, a superfície antirreflexo permite melhorar a legibilidade em ambientes com muita luz.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Em destaque está também um conjunto de ferramentas “alimentadas” por IA que prometem simplificar as tarefas do dia a dia, ajudando os utilizadores a otimizar a produtividade.

Entre elas contam-se assistentes de texto e escrita, assim como a ferramenta Smart Voice Memo, feita para gravar, transcrever e resumir automaticamente reuniões. Além de um tradutor inteligente e legendas com IA, o modelo suporta o sistema de pesquisa Circle to Search da Google.

A TCL detalha que o acesso às ferramentas de IA torna-se mais rápido com a tecla NXTPAPER Key, que funciona como um atalho multifuncional e que permite também ativar aplicações através de gestos personalizáveis.

No interior, o tablet conta com um processador Helio G99 da MediaTek, além de uma bateria de 8.000 mAh com suporte a carregamento rápido a 33 W e capacidade de carregamento reverso, permitindo dar mais energia a outros equipamentos.

O tablet NXTPAPER 11 Plus é compatível com o estilete T-Pen, que, de acordo com a TCL, tem 4.096 níveis de sensibilidade à pressão para uma maior precisão na escrita e desenho, além de certificação IP54 para uma maior resistência à água e poeira.

Em Portugal, o tablet vai estar disponível a partir de abril, na cor Moon Gray, por um preço de 299 euros.