A TCL já tinha feito um teasing sobre os produtos que ia levar para CES 2025, mas agora desvendou todos os detalhes. A nova tecnologia NXTPAPER 4.0 é uma das grandes novidades, aquela que aproxima cada vez mais a experiência dos ecrãs digitais ao papel. Juntamente com a tecnologia, a fabricante revelou o novo tablet TCL NXTPAPER 11 Plus, assim como um projetor TCL A1, os únicos produtos para já confirmados a chegar a Portugal. Isto porque o smartphone TCL 60 XE NXTPAPER 5G será um exclusivo para os Estados Unidos. Pelo menos, para já.
A fabricante diz que a tecnologia NXTPAPER 4.0 dá um avanço significativo na tecnologia de visualização, dando mais conforto e maior clareza visual. Introduz tecnologia de litografia de nano-matriz para melhorar a clareza e nitidez de imagem. Tem precisão de visualização de cores reais ΔE<1 e suporte 100% da gama de cores sRGB. E para reduzir o cansaço ocular, introduz tecnologias avançadas de purificação da luz azul e Luz Circularmente Polarizada (CPL) para imitar as condições de luz natural.
Os utilizadores podem alternar entre o modo de conforto inteligente para os olhos ou personalizar a experiência através de inteligência artificial. Esta ajuda no ajuste às diversas condições de iluminação e preferências do utilizador. Na prática, ajusta o brilho, contraste e temperatura de cor do ecrã mediante as condições. A TCL reuniu na tecnologia as principais certificações relacionadas com o bem-estar ocular, nomeadamente a TÜV, SGS e a Eyesafe.
Veja na galeria imagens dos produtos da TCL
Nova tecnologia só faz sentido se for introduzida nos mais recentes equipamentos e o tablet TCL NXTPAPER 11 Plus tira partido da mais recente inovação da marca. O equipamento foi criado para se adaptar tanto a cenários profissionais, para quem precisa de um tablet capaz de aguentar longas sessões de trabalho, mas também para leitores que consomem ebooks. O ecrã promete reduzir significativamente a tensão ocular sem sacrificar a precisão de cores ou a nitidez das imagens, segundo a marca.
O tablet inclui a chave NXTPAPER que não se limita a aceder à interface do utilizador do equipamento, como um atalho para gestos personalizáveis, desde pressões simples, duplas ou mais longas. Através desta pode ativar as ferramentas de IA ou as apps que utiliza mais frequentemente. As pressões da tecla são acompanhadas por efeitos de luz diferentes correspondentes a notificações ou a atividade de IA.
O assistente de texto ajuda a escrever emails ou fazer traduções. Pode ainda usar o Circle to Search with Google para pesquisar aquilo que sublinhou. Pode registar ainda o que se diz nas reuniões através do Smart Voice Memo e utilizar o tradutor inteligente tanto para voz, como texto e imagens. Por fim, o sistema faz legendagem através de inteligência artificial em tempo real.
O TCL NXTPAPER 11 Plus tem um ecrã 2.2K com 11,5 polegadas e uma taxa de atualização de 120 Hz. Tem cobertura de 100% da gama de cores sRGB e brilho de 550 nits. Pode ainda adquirir a T-Pen opcional para trabalhos mais criativos e para quem deseja escrever numa experiência semelhante ao papel.
A fabricante levou para o certame um par de projetores, mas apenas um modelo está confirmado para o mercado português. Trata-se do TCL A1, um projetor portátil para entretenimento, com um tamanho compacto e com versatilidade de utilização, podendo ser utilizado em cenários interiores e exteriores, sendo fácil de transportar.
O outro projetor é o TCL PLAYCUBE, igualmente para entretenimento portátil, num conceito modular. Este funciona no interior e exterior, tendo ângulos de visualização ajustáveis. O projetor tem uma bateria incorporada, permitindo ainda mais versatilidade de utilização em qualquer lugar.
Em exclusivo para o mercado norte-americano, o smartphone TCL 60 XE NXTPAPER 5G inclui também a NXTPAPER Key e tem muitas características do seu tablet. O smartphone, tal como o modelo anterior, apresenta a tecla NXTPAPER para comutar entre o ecrã de tinta eletrónica para o modo de leitura e o formato normal. No modo de leitura a sua bateria dura uma semana, sendo silenciadas as notificações para reduzir distrações durante a leitura.
O smartphone tem um ecrã de 6,8 polegadas e uma taxa de atualização dinâmica até 120 Hz. Tem 8 GB de RAM (expansível com mais 9 GB) e 256 GB de armazenamento interno. Conta com um módulo de câmara tripla, com um sensor principal de 50 MP e uma selfie de 32 MP. O smartphone está acompanhado do modelo TCL K32, um Feature Phone mais em conta, mas com suporte a 5G.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Mantenha-se atualizado com as mudanças de preços nas compras online com esta extensão -
App do dia
Aware é o nome da nova aplicação de saúde mental da Fundação José Neves -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários