Alguns anos depois do final da garantia, por norma as fabricantes descontinuam os dispositivos e reduzem a respetiva assistência técnica, até que se tornem obsoletos quando avariam. A Apple parece querer inverter essa tendência, introduzindo um novo programa-piloto para reparar os seus produtos “vintage”. Este pretende prolongar o tempo de vida dos seus dispositivos através da assistência e reparações qualificadas.

A Apple refere que produtos do seu catálogo com mais de cinco anos e menos de sete são considerados “vintage”, a partir dos sete anos são considerados obsoletos. Nesse sentido, o iPhone 5 lidera uma gama de produtos mais antigos que vão voltar a ser recuperados. Também o MacBook Air a partir de 2012, tanto o modelo de 11 como 13 polegadas entraram na lista. O iMac de meados de 2011, de 21.5 e 27 polegadas também passam a ser recuperados, mas apenas nos Estados Unidos e Turquia. Também as versões do Mac Pro de 2009 e 2010 podem ser reparados.

Na lista, que pode consultar, estão incluídos outros produtos tais como a segunda geração da Apple TV e a quarta geração da Time Capsule.

A fabricante irá aumentar a longevidade do programa em breve, adicionando o suporte a mais dispositivos, tais como o iPhone 4, o MacBook Pro de 2012, as versões Retina, entre outros. Os aparelhos poderão ser reparados nas lojas da Apple ou agentes oficiais autorizados pela marca.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.