A falta de paciência é uma constante no trânsito que congestiona a rotina dos condutores e, em consequência, é também constante a vontade de aliviar a tensão com uma palavra menos simpática dirigida a um vizinho de estrada. Wei Cheng Chou sabe disso. O engenheiro, antigo estudante de design, no ArtCenter College of Design, desenvolveu um display que tem a capacidade de exibir mensagens para os carros que se encontram à sua volta. O gadget tem, no entanto, um propósito mais pacificador, uma vez que o autor restringiu o conteúdo destas frases à ponta amigável do espectro.

O CarWink, como é chamado, é um reflexo da cultura japonesa, como explica Chou. É a materialização do respeito, uma demonstração muito "necessária nos EUA, porque toda a gente tem uma arma". O gadget integra um ecrã redondo, de 5 polegadas, onde foram embutidos 480 LEDs. Por cima há ainda um pequeno painel solar, que deverá ser suficiente para manter a bateria carregada - se não for, há também uma entrada USB através da qual poderá carregar o equipamento.

Para além das mensagens, que incluem sugestões cordiais e alertas como "Obrigado", "Abrande" ou "Preciso de Ajuda", o CarWink pode também ser utilizado para exibir alguns emojis. O pedestre a atravessar a estrada, por exemplo, pode ser útil para indicar porque é que está parado em frente a uma passadeira há tanto tempo, quando o carro de trás começar a apitar. Em adição, pode também escolher mostrar o "coração" ou o "gato a piscar o olho". A versão final vai ter acesso a um catálogo de 50 imagens possíveis.

Chou adianta ainda que os utilizadores vão poder submeter-lhe pedidos para a adição de outras mensagens ou emojis, mas avisa que vai "bloquear propostas muito ofensivas ou provocadoras". E note que mesmo antes de começar a remeter as primeiras encomendas, Chou já recebeu inúmeros pedidos para adicionar o "dedo do meio" à lista de imagens suportadas.

tek carwink

Mais importa dizer que terá de recorrer ao seu smartphone para ativar estas mensagens - graças a um sensor Bluetooth, vai ser possível emparelhar ambos os equipamentos. Chou desenvolveu também uma aplicação que facilita todo o processo de gestão do display e juntou-lhe suporte para comandos de voz para impedir que os utilizadores manuseiem o telemóvel enquanto conduzem.

Apesar de já ter ultrapassado a meta estabelecida, o CarWink está ainda em fase de financiamento no Indiegogo. Os primeiros clientes poderão adquirir uma unidade por 92 dólares.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.