Tal como estava prometido, a Samsung apresentou os novos smartphones da linha Galaxy. Apesar de alguns rumores, como marca a tradição em vésperas de novo Unpacked, a Samsung já tinha prometido que os novos modelos Galaxy S24 iam abrir caminho para uma nova era da inteligência artificial.

A abrir o Unpacked, TM ROh, presidente da MX Business da Samsung, prometeu uma nova era de inovação, uma força transformativa a partir da inteligência artificial. A IA promete aumentar a capacidade criativa dos utilizadores e promete com a nova família Galaxy S24 abrir as portas a uma experiência de inteligência artificial, colocando o utilizador no centro da ação.

A comunicação entre diferentes línguas, ligações sociais de diferentes pessoas é uma das possibilidades dos novos equipamentos, graças à Samsung IA. As colaborações através das novas ferramentas prometem também ser mais fáceis com a nova geração do Galaxy. E claro, o sistema de segurança Knox ganha mais um nível de proteção com a IA. Estes são alguns destaques de teasing antes da revelação oficial dos novos smartphones Galaxy. A Samsung promete ainda 7 anos de atualizações de sistemas operativos de segurança, prometendo assim uma duração mais longa do equipamento.

Veja na galeria imagens do Tek Galaxy Unpacked janeiro 2024:

A Samsung promete novas formas de comunicação com os equipamentos Galaxy, ou melhor, quebrar barreiras de idioma através das traduções ao vivo enquanto estão numa chamada. Basicamente, pode ativar o assistente e este vai traduzir em voz a comunicação entre duas pessoas que falam duas línguas distintas. O Live Translate suporta 30 línguas no lançamento, incluindo português (do Brasil), tanto para voz como texto. Pode usar o equipamento como um interprete pessoal, e sempre no bolso, para ser utilizado em qualquer situação. Também o teclado digital da Samsung no equipamento também está preparado para fazer as traduções em tempo real. E durante uma conversa em texto, pode escrever, por exemplo, em inglês e o utilizador do outro lado pode imediatamente receber a tradução em espanhol. Na prática, duas pessoas de diferentes idiomas podem comunicar fluentemente, sem esforço para traduzir a conversa.

A IA também ajuda a caracterizar o tom das conversas, seja mais animadas ou excitada, assim como dramática, o sistema ilustra a conversa com emojis e outros elementos gráficos. Pode ativar o modo casual ou profissional e o sistema adapta a forma de comunicar. Também foi referido que no Android Auto, enquanto conduz, o sistema faz um sumário das mensagens para que o utilizador mantenha o foco na estrada. A Samsung integrou as suas principais funcionalidades no Android Auto para que seja mais produtivo enquanto conduz.

O sistema Transcript Assist também ajuda a transcrever os áudios das mensagens, ideal para entrevistas ou quando se tomam notas. O sistema também organiza as notas feitas à mão, ajustando as frases quando estas estão desarrumadas. As notas feitas numa reunião podem ser organizadas em diferentes subtítulos, bastando tocar num botão. E se quiser abreviar, a IA arruma os pontos mais importantes das notas.

A Samsung anunciou uma colaboração com a Google para expandir a inteligência artificial na oferta de experiências nos seus equipamentos. O Google Cloud Gemini vai alimentar os novos smartphones. O novo modelo de IA multimodal da Google vai permitir expandir a pesquisa, seja através de texto, voz ou imagens, complementando o que desejar procurar. O sistema Circle to Search permite fazer um gesto de um círculo na imagem para pesquisar o que está no interior, sem a necessidade de alternar entre aplicações. O objeto assinalado pode ser rapidamente pesquisado. Não apenas um círculo, mas fazer um rabisco do objeto. Imagine que gosta de umas botas, basta tocar nelas para aceder a opções de compras ou informações. A Samsung diz que o sistema Circle to Search foi construído com a privacidade em conta para proteger os utilizadores. O sistema vai estar disponível nos três modelos Galaxy S24.

E por falar em privacidade, os smartphones têm um menu de fácil entendimento, seja para as autorizações de acesso a informações pelas aplicações ou páginas. O Samsung Knox também adiciona a camada de proteção contra possíveis acessos externos, aumentando a segurança dos equipamentos.

O modelo Ultra tem um novo motor ProVisual Engine para as câmaras fotográficas. Durante um concerto, pode basicamente replicar a iluminação e fluidez da imagem. A capacidade de zoom do smartphone promete oferecer todos os detalhes dos rostos, como se tivesse num concerto. O modelo utiliza o sistema Quad Tele System, com uma nova objetiva de zoom ótico de 5X e um sensor principal de 50 MP. Este sensor de zoom é adaptável para zooms de 2x, 3x, 5x a 10x. Mesmo com o zoom digital de 100x promete resultados de imagens melhoradas graças a IA.O smartphone é também o primeiro com certificação para submeter fotos HDR no Instagram.

Galaxy S24 - Câmara
Galaxy S24 - Câmara

As fotografias noturnas, do céu e outros locais pouco iluminados prometem também ganhar mais luz e cor. O software permite apagar sombras ou reflexos das imagens. Se precisar de ajustar a imagem, pode rodar ou fazer zoom e aplicar um filtro que preenche automaticamente os espaços vazios. E podem ter a ajuda da IA para mover objetos na própria imagem. Pode criar slow-motion mesmo quando os vídeos não foram gravados neste sistema. O sistema analisa cada frame dos vídeos e cria vídeos consistentes.

Outra nova funcionalidade é o sistema Quick Share, criada em conjunto com a Google, para facilitar a troca de imagens e outros ficheiros entre smartphones Android e o computador, por exemplo.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A Samsung também está a apostar fichas no gaming, suportando agora tecnologia de Ray Tracing para oferecer jogos com melhor detalhe gráfico. Mas também melhores sistemas de refrigeração, com uma câmara de vapor 1,9x maior que o modelo anterior, ainda que os jogos apresentados como exemplos são os "suspeitos do costume", como o PUBG Mobile. O smartphone é alimentado pelo processador Snapdragon 8 Gen 3 otimizado especialmente para o Galaxy.

Todos os modelos têm um ecrã com taxa adaptativa de 1-120 Hz e atinge um brilho máximo de 2600 nits. O equipamento utiliza também o sistema de proteção Corning Gorilla Armor, tendo aumentado a sua durabilidade em 50%. O modelo S24+ tem um ecrã de 6,7 polegadas, o standard de 6,2, ao passo que o Ultra é o maior, com 6,8 polegadas. 

Os smartphones chegam ao mercado no dia 31 de janeiro, com pré-reservas a começar hoje. A versão standard começa nos 939,90 euros, o S24+ nos 1.199,90 euros e o Ultra começa nos 1.499,90 euros.

Para fechar o evento, a Samsung falou da atualização da aplicação Health e como a IA vai ajudar a dar melhores indicadores de sono e monitorização dos utilizadores enquanto dormem. E isso serviu de ponte para o teasing do Samsung Ring, um anel inteligente. O wearable foi assim oficializado, mas para já sem detalhes. 

Em antevisão

Pouco se sabe oficialmente, além das novidades centradas na inteligência artificial, muito provavelmente focados num chip dedicado de IA. A Samsung revelou um desconto de 120 euros para quem fizer a pré-reserva dos novos equipamentos, que dá ainda a possibilidade de ganhar uma viagem para duas pessoas para os Jogos Olímpicos 2024 que se vão realizar em Paris.

Em rumores anteriores, partilhados pelo "informador" Evan Blass algumas das funcionalidades do modelo passam pelo uso do processador Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm e proteção IP68 que o torna à prova de água e poeiras. Os equipamentos deverão ter ecrãs AMOLED, mas com tamanhos diferentes: o Ultra terá 6,8 polegadas, o Plus com 6,7 polegadas e o standard com 6,2.

Será este o aspeto do Samsung Galaxy S24?

No que toca às baterias, no modelo mais "apetrechado" deverá ter a capacidade de 5.000 mAh com carregamento rápido, prometendo 65% de carga em 30 minutos. Já do Plus e standard terão capacidades de 4.900 mAh e de 4.000 mAh, respetivamente.

Nas câmaras, a informação avançada aponta para um sensor principal de 200 MP no Galaxy S24 Ultra, numa configuração onde as restantes câmaras têm 50 MP.

Nota de redação: A notícia foi atualizada com mais informação. (Última atualização: 19h41)