Durante a CES 2024 que está a decorrer em Las Vegas, a Google apresentou algumas novidades para o Android. Num evento dedicado a equipamentos de consumo, em que televisores, computadores e outros gadgets são o centro das atenções, a Google quer que o seu sistema operativo seja mais compatível e fácil de utilizar entre os diferentes equipamentos, não necessariamente apenas smartphones.
A partilha de ficheiros, como imagens e texto entre os equipamentos deve ser simples, rápido e conveniente. No caso do Android, a Google utiliza o sistema Nearby Share e a Samsung tem a sua própria tecnologia chamada Quick Share. As empresas estão a colaborar para unir as suas melhores soluções de partilha numa única solução que seja compatível com todo o ecossistema Android, adotando o nome do sistema da Samsung, Quick Share.
Veja na galeria imagens das novas funcionalidades do Android:
Inicialmente o sistema de partilha de conteúdos era possível em todos os equipamentos Android e Chromebook, mas a Google está a trabalhar com fabricantes de PC, dando o exemplo da LG, para expandir a tecnologia de Quick Share nos computadores com Windows através de uma aplicação pré-instalada.
Através desta, os utilizadores vão poder ver a lista de equipamentos disponíveis para a partilha em redor, mantendo o controlo da privacidade. Os utilizadores podem escolher nas definições do smartphone quem pode detetar o equipamento e enviar ficheiros, sejam todos, apenas os contactos ou os restantes aparelhos que tenha. A funcionalidade Quick Share vai ficar disponível no próximo mês de fevereiro em todos os equipamentos que suportem o Nearby Share.
A tecnologia de emparelhamento rápido (Fast Pair) de acessórios, como auscultadores, através de Bluetooth, vai ser expandida do Android e Chromebook para o Chromecast com Google TV, numa fase inicial. Até ao fim do ano espera-se que a tecnologia seja expandida a mais televisores e equipamentos com Google TV. Desta forma espera-se que seja mais fácil ligar auscultadores e colunas sem fios. A fabricante diz que já registou 660 milhões de emparelhamentos até agora.
Outra novidade já disponível é a possibilidade de transmitir conteúdos do TikTok do smartphone para os equipamentos que suportam o Chromecast. A funcionalidade será expandida mais tarde para suporte transmissões ao vivo da rede social para o grande ecrã. A Google diz que marcas como a LG, Hisense e TCL integraram a tecnologia Chromecast no alinhamento de televisores para 2024. Vai ainda abrir a tecnologia a equipamentos públicos, tais como televisores de quartos de hotel, para facilitar a transmissão dos conteúdos sem a preocupação de ter de se autenticar e retirar os dados do equipamento quando faz checkout.
As capacidades de transmissão de música e podcasts do Spotify e YouTube Music começaram também nos smartphones compatíveis Pixel para um tablet Pixel.
A tecnologia de conexão Matter, uma normalização criada pela Google para ajudar os equipamentos inteligentes de casa de diferentes marcas a comunicarem entre si vai ser expandida. Mais uma vez a LG entra como parceiro, usando os seus televisores como hub de acesso ao Google Home. Além dos modelos da LG, outros televisores selecionados com Google TV e equipamentos com Android TV também servem de portal de acesso para criar uma rede doméstica e controlar os equipamentos localmente através da aplicação Google Home.
Por fim, também o Android Auto vai receber novas atualizações, nomeadamente para os automóveis elétricos. Os veículos vão poder partilhar informações da bateria em tempo real com o Google Maps. Esta informação será útil para que o mapa faça estimativas mais reais da autonomia disponível para chegar ao destino ou dar informações sobre estações de carregamento próximas. Estes dados podem também informar quanto tempo demorará a carregar o veículo. Para já, estas funcionalidades vão ser testadas primeiro no Ford Mustang Mach-E e F-150 Lightning nos próximos meses.
A fabricante espera continuar a integrar mais marcas de automóveis com a integração das aplicações Google no display do veículo. Marcas como a Nissan, Lincoln e outras vão receber em breve a integração do Google Maps, Assistant e Play nos seus sistemas. A partir de agora já pode enviar viagens planeadas no smartphone diretamente para o Google Maps do ecrã do veículo. Da mesma forma que pode assistir a conteúdos multimédia ou navegar pela internet quando o automóvel está estacionado.
O SAPO TEK está a seguir tudo o que se passa na CES 2024, com os principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também os gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no nosso dossier.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
Google Maps torna-se guia local e indica "pérolas" escondidas nas suas viagens -
Site do dia
GOG tem novo programa de preservação de videojogos -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários