O mais recente Worldwide Quarterly Mobile Phone Tracker da IDC indica que no total foram comercializados mais de 432,1 milhões de telemóveis, numa subida de 6% face aos 407,7 milhões de unidades vendidas em período homólogo.

O total de telemóveis e smartphones comercializados no segundo trimestre de 2013 foi também superior ao número de unidades vendidas no decorrer do primeiro trimestre deste ano.

A consultora atribui os bons resultados registados, fundamentalmente, às vendas das fabricantes de menor dimensão, que registaram uma subida acima do mercado.

A Alcatel e a Huawei, por exemplo, alcançaram taxas de crescimento de dois e três dígitos das suas ofertas Android. No segundo trimestre de 2013, as vendas destes fabricantes representaram mais de 44,8% do volume de vendas globais, o que corresponde a um crescimento de 42,2% relativamente a igual período do ano anterior.

O top das cinco maiores fabricantes continua a ser liderado pela Samsung e a ter na vice-liderança a Apple, mas também aqui as diferenças em quota de mercado privilegiaram as marcas listadas mais abaixo.

Enquanto a representatividade da Samsung diminui 1,6 pontos percentuais e a da Apple 3,5 pontos percentuais entre o segundo trimestre de 2012 e igual período deste ano, LG e Lenovo, registaram uma tendência inversa, com crescimentos de, respectivamente, 1,4 e 1,6 pontos percentuais.

Em números absolutos, a Samsung vendeu 72,4 milhões de smartphones, a Apple 31,2 milhões, a LG 12,1 milhões, a Lenovo 11,3 milhões e a ZTE 10,2 milhões.

[caption]Maiores fabricantes de smartphones[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico