As vendas mundiais de tablets caíram 9,7% durante o segundo trimestre em comparação com os primeiros três meses do ano. O abrandamento na comercialização deste segmento de dispositivos é referido como "expectável", já que na perspetiva dos analistas a ideia dos fabricantes passa por apostar num segundo trimestre mais forte.

Segundo os dados da IDC, as três fabricantes com mais expressão no último trimestre - Apple, Asus e Samsung - diminuíram todas nas vendas em comparação com o primeiro trimestre do ano. A maior queda entre as líderes deu-se na Apple que entre janeiro e março tinha vendido 19,5 milhões de iPad e no segundo trimestre vendeu quase menos cinco milhões.

A Apple, que continua a ser a fabricante com maior quota de vendas, protagonizou no entanto a maior queda em quota de mercado em comparação com o segundo trimestre de 2012: na altura a empresa detinha 60% das taxas de vendas, agora tem pouco mais de 30%. A Samsung, a Lenovo e a cada vez maior quantidade de tablets de marca branca contribuíram para o declínio da marca da maçã.

"O mercado dos tablets ainda está a evoluir e como resultado as fabricantes podem subir e descer de forma rápida" comenta em nota de imprensa um dos analistas da IDC.

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A nível de sistemas operativos foi o Windows quem mais cresceu, ao evoluir positivamente mais de 500% no espaço de um ano - valor que representa 1,8 milhões de tablets vendidos, ainda muito longe dos rivais.

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O iOS da Apple assegurou a segunda posição com 32,5% de quota de vendas e o Android cimentou a posição de liderança ao crescer 162% para os 28,2 milhões de tablets vendidos.

Entre abril e junho foram comercializados no total 45,1 milhões de tablets, um valor 59,6% maior do que em igual período do ano passado.


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