A Microsoft confirmou esta semana que a nova e remodelada versão do Windows 10 vai chegar aos equipamentos a partir deste mês. Inicialmente concebido com os gadgets de dois ecrãs em mente, o Windows 10X vai ser primeiro lançado nos dispositivos com apenas um, numa altura em que a pandemia de COVID-19 levou a gigante tecnológica a alterar as prioridades.

No post com o anúncio, Panos Panay, chief product officer da área do Windows e equipamentos, apresenta a razão desta decisão. "O mundo é um lugar muito diferente do que era em outubro, quando partilhámos a visão sobre uma nova categoria de equipamentos Windows de duplo ecrã", explica.

10 novidades que vão chegar com o novo Windows 10x
10 novidades que vão chegar com o novo Windows 10x
Ver artigo

Ciente das mudanças de rotina das pessoas, a Microsoft garante estar focada nas necessidades atuais dos clientes. Pretende-se, assim, aproveitar o "poder da cloud" para ajudar os utilizadores a trabalharem, aprenderem e jogarem de outras diferentes formas.

Entre algumas das novidades estão uma "forma mais simples" de emparelhar equipamentos através do Bluetooth no Windows e uma melhoria do touch, no caso dos tablets. Mas já em fevereiro reunimos 10 novidades conhecidas da nova versão do sistema operativo, com a Microsoft a prometer atualizações de 90 segundos.

Como é habitual, os utilizadores do Windows Insider terão acesso a esta versão mais cedo. Ainda assim, também não há data definida, numa altura em que certo está a meta alcançada de mil milhões de equipamentos ativos com o Windows 10.

A antecipação do lançamento e a alteração de prioridades segue-se a uma outra decisão da gigante tecnológica influenciada pela pandemia de COVID-19. Perante o impacto do novo coronavírus, a Microsoft decidiu adiar o fim do suporte às versões 1709 e 1809 do Windows 10.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.