A Microsoft tem vindo a revelar mais detalhes acerca do Windows 10X. O sistema operativo, desenhado especificamente para funcionar em equipamentos com dois ecrãs, foi desenvolvido com a velocidade em mente e foi alinhada com esse eixo que a tecnológica revelou que esta nova variante vai poder ser atualizada em apenas 90 segundos. Na prática, o software vai descarregar atualizações e ativá-las automaticamente quando o aparelho for reiniciado.

Esta é uma metodologia diferente daquela a que estamos habituados a ver nos equipamentos com Windows 10, uma vez que estes demoram vários minutos a concretizar uma atualização, mesmo quando integram especificações técnicas de ponta. Atualmente, os aparelhos descarregam uma atualização, instalam-na e depois exigem o reinicio da máquina para que esta possa ser devidamente aplicada.

Microsoft: já pode começar a criar as suas apps para equipamentos com ecrã duplo
Microsoft: já pode começar a criar as suas apps para equipamentos com ecrã duplo
Ver artigo

No Windows 10X, o sistema operativo, as aplicações e as drivers serão todas operadas em separado para permitir uma atualização mais rápida do SO, que não tenha de implicar alterações nos restantes elementos do software.

A Microsoft desenvolveu uma tecnologia de contenção para apps win32 tradicionais que possam funcionar em aparelhos como o Surface Neo, o que significa que estas não poderão interferir com dados ou ficheiros do próprio sistema.

Muitos dos aparelhos com dois ecrãs que vão surgir com o novo Windows 10X vão integrar chips Intel Lakefield. Ainda não são conhecidos muitos detalhes acerca destes processadores, mas a Microsoft anunciou que este novo modelo vai integrar núcleos pequenos e grandes para permitir uma gestão mais eficiente da bateria. Isto significa que uma aplicação mais robusta pode correr nos núcleos maiores ao passo que uma app mais leve pode exigir apenas a atividade dos mais pequenos para que seja poupada energia.