Tal como prometido anteriormente, a Xiaomi oficializou a nova geração de smartphones, prometendo novidades impactantes no seu alinhamento de modelos. A fabricante chinesa não perdeu tempo e um mês depois de ter lançado o Xiaomi 13T no mercado internacional, está a mostrar o Xiaomi 14 com estreia na China.

Uma das principais novidades é a introdução do seu novo sistema operativo, o HyperOS. O objetivo é estabelecer um ecossistema mais unificador de equipamentos da empresa, entre produtos para as pessoas e para o lar, mas também preparado para integrar futuramente os automóveis inteligentes da Xiaomi.

Relativamente ao smartphone, o Xiaomi 14 será um dos primeiros modelos a estrear o novo processador da Qualcomm, o Snapdragon 8 Gen 3, que foi apresentado esta semana. E numa aposta contínua na qualidade da fotografia, a empresa manteve a ligação à Leica e introduz as novas lentes Summilux, prometendo aproximar-se dos equipamentos profissionais.

Veja na galeria imagens do Xiaomi 14:

A versão standard do Xiaomi 14 tem um ecrã de 6,36 polegadas, uma nova versão de display C8 AMOLED que foi construído em parceria com a divisão CSOT da TCL. O equipamento promete um pico de brilho de 3.000 nits e uma taxa de atualização variável de 1 a 120 Hz. Outras características do modelo passam pela sua bateria de 4.610 mAh com suporte a carregamento rápido de 90 W ou 50 W sem fios.

O modelo aposta ainda num sistema de cancelamento de ruído composto por quatro microfones, para melhorar a qualidade de som durante as chamadas ou videoconferências. Quanto ao som, os altifalantes em estéreo têm certificação Dolby Atmos. A certificação IP68 garante proteção contra a água e pó.

O segundo modelo da família é o Xiaomi 14 Pro, cujas diferenças passam por oferecer um ecrã maior, de 6,73 polegadas, mas também mais autonomia: uma bateria de 4.880 mAh com suporte a carregamento rápido de 120 W, mantendo os mesmos 50 W em modo wireless. Este modelo tem ainda lados encurvados nos seus painéis de vidro. A fabricante introduziu uma camada de proteção adicional ao equipamento, Xiaomi Ceramic Glass, prometendo 10 vezes mais resistência a quedas.

No que diz respeito às câmaras, os dois modelos são semelhantes. A câmara principal é de 50 MP, uma lente Leica Summilux com estabilizador ótico de imagem OIS e HDR. Há uma diferença neste sensor entre os dois smartphones na abertura do obturador: a versão standard tem f/1.6, enquanto que o Pro é variável, de f/1.42 a f/4.0. Os dois modelos contam com a lente de telefoto com 3.2X de zoom e ainda estabilizador OIS. Por fim, o módulo fica completo com a lente ultra grande angular de 50 MP, com um ângulo de visão de 115º. Estas duas últimas lentes têm sensores Samsung JN1.

Segundo reporta o Engadget, os modelos já estão disponíveis em pré-venda na China, com o modelo Pro equipado com 12 GB de RAM e 256 de armazenamento interno a custar cerca de 680 dólares ou 820 dólares para uma configuração de 16 GB de RAM e 1 TB de armazenamento. Há ainda uma edição de titânio, com a mesma configuração de topo por 890 dólares. Para a linha de entrada do Xiaomi 14, o preço começa nos 550 dólares para 8/256 GB. O CEO da Xiaomi, Lei Jun, confirmou que o smartphone seria lançado globalmente em breve.