A Qualcomm revelou detalhes do novo processador Snapdragon 8 Gen 3 para smartphones de gama alta, que foi desenhado para permitir ganhos de desempenho na ordem dos 30% face ao antecessor. O chipset integra um núcleo principal Cortex-X4 a 3,3 GHz, mais cinco núcleos de desempenho com velocidade de 3,2 GHz e 3,0 GHz e dois núcleos de eficiência energética a 2,3 GHz.

A integração de recursos de inteligência artificial generativa diretamente no chipset é um dos grandes destaques da próxima geração do Snapdragon. É algo que vai tornar mais rápidas e mais eficientes as atividades de processamento intensivo de dados, que deixam de ter de ser remetidas para a cloud e para servidores externos.

Qualcom Snapgradon gen3
créditos: Qualcomm

Uma parceria com a Meta vai permitir que o 8 Gen 3 suporte um chatbot treinado na versão mais recente do modelo de linguagem da empresa, o Llama 2, e ter o IA Stable Diffusion no dispositivo, para gerar imagens. A este nível, a Qualcomm garantiu agora que será possível gerar uma imagem em menos de um segundo. Quando mostrou a tecnologia há uns meses precisava de 15 segundos.

Estas capacidades são suportadas pelo motor de IA do chipset e pelo NGU Hexagon da marca que também foi aqui integrado e que vai permitir outras inovações, tanto ao nível da imagem como do vídeo. Por exemplo, tornar possível a segmentação de imagens em 12 camadas e dá suporte a um modo noturno em vídeo, com uma resolução 4K e 60 frames por segundo.

São já também conhecidos os nomes de várias marcas que vão integrar o novo chip nos seus equipamentos, como a Xiaomi, Redmi, Oppo, Realme, Sony, Vivo, OnePlus, Honor ou Asus.

A Samsung não está na lista de nomes apresentados, mas alegadamente também irá usar o novo chips da Qualcomm na versão mais poderosa do seu próximo topo de gama. Só que deverá fazê-lo numa versão aprimorada, que nenhuma das duas marcas querem já referenciar, apontam alguns meios não oficiais. Nas versões menos poderosas do Galaxy S24, o processador deve ser o Exynos 2400, produzido pela própria Samsung.

A Xiaomi tem agendada uma apresentação para esta quinta-feira, 26 de outubro, onde poderá converter-se na primeira fabricante a revelar um smartphone já com o novo chip da Qualcomm.

A Oppo também aproveitou o evento da fabricante para mostrar várias inovações recentes e confirmar que vai lançar um novo smartphone com chipset Qualcomm Snapdragon 8 Gen 3, a atualizar a sua linha premium Find X.

Alguns rumores, ainda sem confirmação oficial, indicam que este novo modelo deve ser o Find X7 Pro, que segundo essas fontes virá equipado com uma RAM de 16 GB, 1 TB para armazenamento interno, uma câmara principal de 50 megapixels e uma bateria de 5.000 mAh. O modelo só deve ser lançado no primeiro trimestre do próximo ano.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.