
A Xiaomi assume-se como uma das primeiras fabricantes Android a disponibilizar nos seus equipamentos a tecnologia Voice over New Radio (VoNR). A fabricante realizou uma parceria com a NOS para oferecer aos seus clientes todo o potencial da rede 5G+, tecnologia que a operadora já tinha apresentado nos últimos dias. Os primeiros smartphones da fabricante a suportar VoNR são os modelos Xiaomi 15 e o Xiaomi 14T.
“Com esta inovação, que tira proveito de todo o potencial da rede 5G+, os utilizadores Xiaomi passam a poder realizar chamadas de voz com maior qualidade de áudio, simultaneidade de voz e dados, e menor consumo de energia”, refere a fabricante no comunicado. A empresa já tinha sido uma das primeiras a tirar partido da rede 5G SA. A Xiaomi diz que reforça o seu compromisso em proporcionar aos consumidores de Portugal as soluções de conetividadae mais avançadas.
“Estamos entusiasmados por dar mais um passo na inovação móvel em Portugal, agora com a chegada do VoNR. Esta tecnologia representa o futuro das comunicações móveis e permite aos utilizadores Xiaomi tirar partido de chamadas com maior qualidade e de uma experiência verdadeiramente 5G. A parceria com a NOS tem sido essencial para tornar esta inovação possível e acessível”, disse Tiago Flores, Country Director da Xiaomi em Portugal.
A fabricante chinesa alinha assim as agulhas com a NOS no destaque das vantagens da tecnologia VoNR. A qualidade das chamadas é agora superior, devido ao sistema HD Voice+ que melhora a clareza do áudio. Afirma que os tempos de ligação são praticamente instantâneos, num sistema criado de raiz para tirar partido total da rede 5G. Para utilizadores que utilizam realidade aumentada e virtual, assim como aplicações IoT, a tecnologia é uma vantagem.

O VoNR permite o uso simultâneo de chamadas de voz e aplicações que consomem muitos dados, incluindo streaming ou partidas de jogos em tempo real, numa experiência mais fluída, eficiente e completa, aponta a fabricante. Os utilizadores terão acesso à máxima velocidade de dados e latência ultrabaixa, que segundo a fabricante, vai permitir realizar uma chamada e ao mesmo tempo estar a navegar na interney ou a jogar online, em grupo, sem quebras ou interrupções. A bateria, através da utilização nativa desta tecnologia, também promete oferecer maior autonomia.
Vão ser confirmados em breve novos modelos compatíveis com VoNR, estando já disponível no Xiaomi 15 e a partir de 17 de julho no Xiaomi 14T.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Julien Roux desafia a gravidade a 4.823 metros de altitude numa linha suspensa entre dois balões -
App do dia
Faça guias personalizados para ouvir enquanto explora novos destinos com a Mapondo -
Site do dia
Quer ajudar a descobrir os segredos do Universo? Galaxy Zoo tem novas imagens do James Webb -
How to TEK
Está na altura de comprar um novo portátil? 5 sinais de alerta que não deve ignorar
Comentários