As fabricantes de smartphones continuam a desenvolver novos sistemas de carregamento a uma velocidade digna de uma “corrida de automóveis”. A Xiaomi revelou um sistema de 300 W, meses depois de ter aumentado a fasquia para 210 W e ser ultrapassada pela rival Realme, que oferece carregamento a 240 W.

A nova marca de 300 W foi registada durante o Mobile World Congress, com uma demonstração realizada com um Redmi Note 12 Pro+, modificado com uma bateria de 4.100 que não estava no stand quando o visitámos. É o mesmo modelo que havia demonstrado a capacidade de carregamento a 210 W, mas a diferença é que a sua bateria é um pouco mais reduzida em relação à capacidade de 4.300 mAh do Discovery Edition lançado em outubro.

O resultado do carregamento a 300 W foi de cinco minutos, como demonstrado no vídeo partilhado pela Xiaomi. A marca diz que o carregador mantém o mesmo tamanho que o anterior de 210 W. Este foi modificado no seu interior para otimizar o design modelar e maior dissipação de calor para não sobreaquecer.

A introdução de novas velocidades de carregamento tem motivado as fabricantes em diminuir a capacidade das baterias dos smartphones. Ou seja, os smartphones podem ter menos autonomia de utilização contínua, mas compensam num carregamento ultrarrápido, como é o caso desta versão de 300 W.

Mesmo que não se carregue na totalidade, em dois ou três minutos consegue-se autonomia para várias horas de utilização, favorecendo as situações de emergência. Neste caso, conseguiu-se 50% da bateria em pouco mais de dois minutos. Apesar da promessa de 300 W deste protótipo, pelo vídeo de demonstração, o sistema teve um pico de 290 W, mas mantendo-se constantemente acima dos 280 W.

Xiaomi 300 mAh

A fabricante precisou de introduzir baterias um pouco mais poderosas para aguentar a carga, construídas por novos materiais em carbono no lugar do uso de grafite. A Xiaomi refere que introduziu mais de 50 novas funcionalidades no sistema para aumentar a segurança das baterias e lidar com a corrente, voltagem e a temperatura dos carregamentos.

Para já trata-se de um demonstração, não sendo revelados planos de smartphones que suportem a nova tecnologia de carregamento.

A equipa do SAPO TEK está a acompanhar as principais novidades do MWC23. Siga todas as notícias aqui e veja as imagens da feira de Barcelona.