Ainda antes da grande conferência de programadores, a WWDC, que começa na próxima segunda feira, dia 13 de junho, a Apple já divulgou algumas das mudanças que quer fazer na loja de aplicações e que pretendem agradar aos programadores.

Um post ontem publicado dá a entender que as mudanças se fazem nos anúncios das pesquisas de aplicações e que há também novidades no sistema de subscrições anuais para programadores, com "mais flexibilidade" na renovação.

A flexibilidade pode estender-se também ao modelo de partilha de receitas, que atualmente é de 70-30 e que pode mudar para 85-15 em casos de maior permanênci.

Em entrevista ao The Verge, Phil Schiller, responsável pela App Store, detalhou alguma da informação, mas não muito. Na verdade as alterações estarão sobretudo focadas nos programadores e não nos utilizadores finais, mas pretendem ajudar a dar mais visibilidade às aplicações que muitas vezes não conseguem ganhar espaço entre as mais de 1,9 milhões de apps disponíveis na loja.

Uma das mudanças mais esperadas é um processo mais rápido de aprovação das aplicações submetidas. Phil Schiller explica que cerca de metade das aplicações são aprovadas em apenas 24 horas e que a percentagem sobe para 90% nas primeiras 48 horas. 

Vários estudos têm mostrado que a App Store é vítima do seu próprio sucesso. Com mais de 1,9 milhões de apps e mais de 100 mil novas apps todas as semanas, é cada vez mais dificil ter visibilidade. O número de apps zombies é grande e apenas 1% das apps são responsáveis por 94% das receitas da App Store, que deverá ter atingido os 1.43 mil milhões de dólares no primeiro trimestre de 2016 com recordes a serem atingidos nesse período. Com as mudanças a expectativa é que o valor seja distribuído de forma mais homogénea.