Nota de redação: A aplicação foi retirada da App Store na passada segunda-feira, dia 20 de junho, após vários programadores terem contestado a sua veracidade. De acordo com alguns utilizadores, a I Sea apresentava informação falsa e simulada para dar a ilusão de que tudo estava a ser transmitido em tempo real. 

No site da Grey Digital, a empresa responsável pelo desenvolvimento da aplicação, pode ler-se em comunicado:

"A I SEA App está, atualmente, em testes [...] Durante este período, as imagens de satélite não estão a ser disponibilizadas em tempo real."


Os mercados de aplicações são depósitos infindáveis de programas com infindáveis funcionalidades. E se no princípio seria de espantar encontrar uma app que nos oferecesse as mesmas possibilidades da  I Sea, agora, nem por isso. 

A I Sea é uma aplicação desenvolvida pela Migrant Offshore Aid Station (MOAS), uma organização com sede em Malta cuja missão é evitar a morte dos migrantes à deriva no mar. Funciona através de uma interface simples e intuitiva mas que, ao mesmo tempo, dá ao utilizador a possibilidade de ajudar equipas de salvamento no terreno envolvidas em missões bem complexas. 

Uma vez descarregada, a I Sea designa ao utilizador uma das trajetórias marítimas mais utilizadas por migrantes para que ele a possa monitorizar. Através de imagens de satélite, disponibilizadas na aplicação em tempo real, sempre que avistar uma embarcação de migrantes, o utilizador pode marcá-la e reportar a descoberta às equipas de salvamento. A informação é depois processada pelas autoridades e enviada para os navios da MOAS no terreno em operações de busca e salvamento.

"Se esta aplicação for aquilo que estamos à espera que seja, vai ser parte de uma onda crescente de ideias que liga pessoas preocupadas com as que estão em dificuldades, independentemente do lugar ou da língua" comentou Ian Rugier, chefe de operações da MOAS, à Wired

A I Sea App é gratuita, foi lançada esta terça-feira e, neste momento, só está disponível para iOS. A versão Android está em desenvolvimento.