A loja de aplicações da Apple ultrapassou os 40 mil milhões de downloads, metade dos quais foram feitos só em 2012. Ou seja, em média foram descarregadas 55 milhões de apps por dia nos dispositivos iOS. A Apple fez questão de frisar que o número diz respeito a downloads únicos e não incluem re-instalações ou atualizações das apps.

O mês de dezembro foi o melhor de sempre ao registar dois mil milhões de downloads, muito por causa da habitual subida na quantidade de novos dispositivos ativados e consequente procura de aplicações.

A Apple também revelou em comunicado que existem cerca de 500 milhões de contas ativas na App Store, fazendo da loja de software móveis uma das maiores comunidades online que existem atualmente. O "mercado digital" tem atualmente cerca de 775 mil aplicações, sendo a par do Android, o maior ecossistema de programas para dispositivos móveis.

Os programadores têm um papel importante na manutenção da loja de aplicações e ao todo faturaram sete mil milhões de dólares em receitas provenientes da venda de software. O estúdio de desenvolvimento Imanji foi um dos destaques do ano, graças ao jogo Temple Run que teve 75 milhões de downloads em 2012. O jogo faz parte da lista de apps mais descarregadas para iPhone, iPod Touch e iPad.

"Foi um ano incrível para a comunidade de programadores iOS. Continuamos a investir para garantir o melhor ecossistema para que possam criar as apps mais inovadoras do mundo", referiu o vice presidente da Apple para a área de Internet e desenvolvimento de software, Eddy Cue.

A App Store foi inaugurada em 2008 e tem crescido de forma "meteórica" desde então. Em junho de 2012 atingiu os 30 mil milhões de downloads, número que subiu para 35 mil milhões em outubro do mesmo ano.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.