Depois da disponibilidade da beta do iOS 18.1 para developers no início de outubro, a Apple já submeteu a chamada “release candidate”, a última fase de verificação antes da disponibilidade pública. A Apple já confirmou que o lançamento será na próxima semana, embora não tenha revelado o dia ao certo. Será, portanto, na semana de 18.

Esta é uma atualização muito importante do sistema operativo para os smartphones da Apple, por marcarem a esperada estreia do Apple Intelligence. Ou melhor, as primeiras funcionalidades de inteligência artificial generativa, que como sabemos, vão chegar gradualmente ao longo dos próximos meses, prolongando-se por 2025.

A atualização será acompanhada de um novo firmware para os auriculares AirPods 2, introduzindo diversas funcionalidades avançadas de saúde auditiva. Nomeadamente a proteção de ouvidos, os testes da capacidade auditiva dos utilizadores e ajudas aos utilizadores com maiores dificuldades de audição. Estas novas capacidades já receberam a luz verde do regulador FDA no último mês e estão prontas para serem oferecidas aos utilizadores.

Veja na galeria imagens do iOS 18:

O iOS 18.1 garante assim os testes de audição realizados a partir do iPhone, tocando tons em diferentes frequências, prontificando os utilizadores os utilizadores a responder, semelhante aos exames realizados nas clínicas. Os utilizadores podem depois consultar os resultados na aplicação de saúde e as definições de áudio adaptam-se de forma inteligente aos valores. Caso seja detetado que o utilizador tem perda de audição, os AirPods Pro 2 assumem o papel de aparelho auditivo, amplificando os sons, avança o The Wall Street Journal.

Quanto às primeiras funcionalidades inteligentes, espera-se as ferramentas de escrita, sumários das notificações e ainda a capacidade de limpeza de elementos indesejáveis nas fotografias.

Há afinações a serem feitas no Centro de Controlo, oferecendo interruptores para todos os sistemas de conetividade como opções individuais. A mais recente beta do iOS 18.1 introduziu a capacidade de drag e drog para o mirroring do iPhone, ausentes no lançamento da versão principal. A funcionalidade Camera Control tem uma nova opção que permite alternar com a câmara frontal.

A Siri foi também melhorada com um novo design e agora passa a manter o contexto entre os pedidos, com o assistente a compreender frases “engasgadas”. A prioridade nas notificações é outra função aguardada, mais uma vez com sumários dos assuntos.

O novo modo de Foco compreende o conteúdo das notificações e mostra apenas aquelas que merecem atenção imediata. Também os mails passam a ser priorizados na caixa de entrada, sejam um voo marcado ou um projeto com um prazo a acabar. A possibilidade de gravar e transcrever as chamadas na app de notas é outra das funcionalidades aguardadas, gerando sumários das conversas, de forma a filtrar a informação mais importante.

Durante as chamadas, a IA pode registar a conversa e fazer transcrições. Na aplicação Photos, o sistema pode criar um filme de memórias a partir das fotografias, apenas necessitando de escrever uma descrição. Por fim, na lista de novidades esperadas há um novo modo Foco que ajuda a reduzir as interrupções, filtrando as notificações importantes.

O iOS 18.2 já está a ser testado internamente há alguns meses e espera-se um lançamento em dezembro.