A promessa tinha sido deixada por Tim Cook, numa entrevista à ABC News, e é agora confirmada na nova atualização do iOS. A versão 11.3 do sistema operativo traz integrada a opção que permite que os donos de iPhone desliguem a redução do desempenho dos telefones, à medida que a bateria envelhece.

Utilizadores de iPhone vão poder escolher entre autonomia ou desempenho
Utilizadores de iPhone vão poder escolher entre autonomia ou desempenho
Ver artigo

Mediante as novas possibilidades, os utilizadores podem ver se a função de gestão de energia que impede a desativação involuntária está ligada, e desligá-la. Têm igualmente acesso ao  estado da bateria, com a Apple a não deixar de fazer avisos de recomendação sobre a  necessidade de reparação, se for caso disso.

Polémica com baterias à parte, a nova versão do sistema operativo vai trazer, segundo a Apple, outros novos recursos, nomeadamente ao nível da realidade aumentada, tanto para o iPad como para o iPhone, graças ao ARKit 1.5, que promete oferecer uma experiência de utilização ainda mais imersiva, ligando o mundo virtual ao real.

O ARKit será agora capaz de reconhecer superfícies planas como, por exemplo, mesas, portas e paredes, bem como posicionar objetos virtuais nessas mesmas superfícies.

Há também novidades para o iMessage, que incluem Animojis inéditos e um “Business Chat”, tal como o nome indica, destinado a empresas.