A primeira novidade da edição de 2018 do Worldwide Developer Conference (WWDC) foi apresentada por Craig Federighi, o chefe de engenharia de software da Apple, que confirmou as suspeitas dos presentes: o iOS 12, a nova versão do sistema operativo móvel da gigante de Cupertino que será duplamente mais rápido e responsivo que o iOS 11.

Todos os dispositivos que suportam o iOS 11 suportarão o iOS 12 e, para além de uma melhoria da performance do CPU, com o novo sistema operativo o teclado é duas vezes mais rápido e as apps são “lançadas” 40% mais rápido.

O seu iPhone ou iPad vai suportar o iOS 12?
O seu iPhone ou iPad vai suportar o iOS 12?
Ver artigo

O iOS 12 também terá realidade aumentada, com a Apple a fazer uma parceria com a Pixar para criar o formato USDZ de forma a otimizar a partilha da tecnologia de realidade aumentada. Com esta nova funcionalidade, é possível transformar fotografias em animações.

Havia rumores de que as aplicações de Realidade Aumentada para múltiplos utilizadores eram um dos recursos do novo sistema operativo e Craig Federighi mostrou como dois jogadores podem experimentar diferentes perspetivas de um mesmo lugar.

Em relação à Siri, foi apresentada uma nova funcionalidade de atalhos (shortcuts) no ecrã de bloqueio ou na pesquisa e que vai permitir, por exemplo, receber uma sugestão para informar outra pessoa que está atrasado para uma reunião.

Além de integrações com aplicações de terceiros, os utilizadores também poderão criar os seus próprios atalhos customizados através do Shortcuts, com uma interface simples de clicar e arrastar. Os atalhos poderão ativar múltiplas apps com uma única frase, como a frase "ir para casa" que poderá abrir, por exemplo, o Apple Maps com o trajeto para a casa do utilizador.

Depois de anunciar que o utilizador poderá saber quanto tempo gasta em aplicações e quais são as mais usadas com a funcionalidade Screen Time e de revelar que os "emojis chegam a novo nível através do Tongue Detection", a Apple desvendou a novidade em relação ao FaceTime.

A gigante tecnológica disse que agora os utilizadores podem criar um grupo de FaceTime com 32 pessoas e como vem totalmente integrado no iMessage, vai ser possível fazer com facilidade a transição entre aplicações.

 

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.