Todos os meses são publicados vários relatórios relativos ao mercado dos smartphones. Entre taxas de utilização por sistema operativo, fabricantes bem sucedidas e rentabilidade de aplicações nos diferentes ecossistemas, surge agora uma visão diferente sobre esta área de negócio.

Cerca de 20% dos novos utilizadores do iPhone, entre julho de 2012 e junho deste ano, foram provenientes de smartphones equipados com o sistema operativo Android. Do outro lado, a Samsung como maior fabricante do sistema operativo da Google conseguiu atrair menos de 10% de novos utilizadores provenientes do iOS.

No caso da fabricante sul-coreana a maior fatia de novos utilizadores teve origem em consumidores com smartphones Android de outras marcas - 43% - e em utilizadores que largaram os telefones básicos, 37%.

Dos consumidores que passaram de um feature phone para um smartphone a Apple conseguiu atrair 26% de novos utilizadores para as suas "fileiras". A diferença para a Samsung pode estar na mais vasta gama de dispositivos da tecnológica oriental e nos equipamentos com preços mais acessíveis.

Dos dados revelados no relatório pela Consumer Intelligence Research Partners (CIRP), e citados pela Forbes, conclui-se ainda que entre pessoas que trocaram de marca, a Apple conseguiu "roubar" 33% de utilizadores à Samsung, enquanto a Samsung "furtou" 11% de utilizadores do iPhone.

No estudo do CIRP, que entrevistou 500 pessoas por trimestre, conclui-se ainda que as pessoas mais ricas e com níveis de ensino mais altos tendem a comprar mais o iPhone do que telemóveis da Samsung.


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