Acabou a resistência da Apple à tecnologia Near Field Communication: os novos iPhone vêm equipados com sistema NFC que acaba por ser o "segredo" do novo sistema de pagamentos eletrónicos desenvolvido pela marca da maçã - o Apple Pay. Uma tecnologia que sendo uma novidade nos iPhone, já há muito que é usada em equipamentos com os sistemas operativos Android e Windows Phone.

Além do NFC a Apple vai conjugar o serviço com outras tecnologias de segurança como o TouchID - leitura de impressões digitais. A integração com serviços como o Passbook, que funciona como uma carteira digital para bilhetes eletrónicos, também está assegurada.

Os utilizadores vão poder continuar a usar os cartões de débito ou crédito que usam tradicionalmente e em formato físico, mas convertidos digitalmente. Será possível pegar no iPhone, tirar uma fotografia ao cartão e vê-lo associado ao Apple Pay.

A Apple também está a promover aquilo a que chama de one-touch check out, que é a possibilidade de processar um pagamento apenas com um toque. Não será necessário introduzir outro tipo de informações como moradas associadas e o código único do cartão. Esta funcionalidade será sobretudo vantajosa para fazer compras e pagamentos online, que também serão suportados pelo Apple Pay.

Alguns dos maiores nomes do mundo do retalho e da alimentação, como a Staples, a McDonalds e a Subway, estão entre os primeiros parceiros oficiais da Apple para o segmento dos pagamentos móveis. Uber, Starbucks, Sephora, Disney, OpenTable e Grupon foram outros nomes entretanto confirmados.

No final da apresentação a Apple mostrou que também o Watch, o relógio inteligente da empresa, poderá ser usado com a nova ferramenta de pagamentos digitais.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico