O Face ID é uma tecnologia prática e rápida de utilizar, pelo menos até tentar desbloquear o seu iPhone com uma máscara protetora colocada. A Apple está a tentar dar a volta ao problema e a primeira solução foi lançada na versão beta do iOS, que traz várias novidades.

Atualmente, há um pequeno intervalo de tempo entre o reconhecimento de um rosto pelo iPhone e a conclusão de que não é possível identificá-lo. Quando isto acontece, o iOS sugere que o utilizador introduza a password, ganhando assim acesso a um segundo método de desbloqueio. Para evitar este cenário, o utilizador tem de retirar a máscara ou desligar o Face ID. No entanto, com a beta do novo iOS 13.5, a Apple vai permitir-lhe fazer um swipe para aceder logo à possibilidade "password". Desta forma, elimina-se o tempo de espera.

A notícia foi avançada pela CNBC e há alguns utilizadores a reportar que esta versão do software consegue até reconhecer que o utilizador tem uma máscara sanitária posta, fazendo logo surgir o desbloqueio por password.

O iOS 13.5 inclui ainda a primeira versão da nova solução da Apple e da Google, que pretende ajudar a combater a pandemia de COVID-19. No início de abril, as gigantes tecnológicas anunciaram uma parceria, com a tecnologia Bluetooth e as apps a estarem no foco da solução.

Uma vez que a funcionalidades está em fase beta, é possível que ainda demore algumas semanas até chegar ao iPhone da maioria das pessoas. No entanto, uma vez que o desconfinamento está gradualmente a acontecer um pouco por todo o mundo, a chegada deste sistema vem em boa altura, especialmente se tivermos em conta o quanto as pessoas utilizam o smartphone nos transportes públicos, que serão considerados pontos de risco nos próximos meses.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.