A decisão representa uma mudança em relação aos planos conhecidos até à data e, pelo menos para já, não são conhecidos prazos de concretização. A fundação tinha sido confrontada com a questão noutras ocasiões e mantinha firme a intenção de passar ao lado do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis.



Para mudar a estratégia terão contribuído algumas alterações na própria Mozilla, que recentemente mudou de diretor executivo. Outra alteração importante estará relacionada com a evolução das ferramentas da Apple, para o desenvolvimento de aplicações compatíveis com o seu sistema operativo e a eliminação de algumas condicionantes.


Um dos entraves à criação de uma versão do browser para iOS tinha a ver com o WebKit que a Apple obriga os programadores a utilizarem. Com a versão 8 do iOS foram introduzidas um conjunto de alterações nesta área, que abrem caminho a uma alteração de estratégia.


A notícia de que vai existir uma versão do Firefox para iOS foi avançada por Lukas Blackk, um dos responsáveis da fundação, numa publicação no Twitter, onde explica que o Firefox tem de estar onde estão os utilizadores.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico