A Apple estará em conversações com a OpenAI, dona do ChatGPT, para uma possível parceria. A informação foi avançada no fim-de-semana pela Bloomberg e já tinha sido referida também pelo Mashable. Ambos os meios garantem que a Apple está a preparar um produto com um assistente inteligente e tem interesse em usar a tecnologia da OpenAI nesse projeto, que deverá ser conhecido na conferência anual de programadores da Apple, em junho.

Como referiu primeiro o Mashable, a Apple terá falado com várias empresas de inteligência artificial para encontrar a parceria certa para um produto que pretende lançar e que permitirá a interação com um chatbot.

A OpenAI terá sido uma das empresas abordadas nestas conversas no início do ano. As duas empresas terão agora voltado à mesa das negociações, segundo a Bloomberg, que vai mais longe e diz que pode estar em causa a integração da tecnologia da OpenAI no iOS18.

A agência garante também que as duas companhias ainda não conseguiram chegar a um entendimento e que a Apple continua a trabalhar em simultâneo noutras possibilidades, incluindo na possibilidade de integrar o Gemini da Google no iPhone.

Têm surgido também notícias indicando que equipas da Apple estão a trabalhar numa versão melhorada da Siri, que consiga compreender melhor o contexto das conversas e da informação no ecrã do equipamento. Na base destas melhorias estará um modelo de linguagem capaz de correr no próprio dispositivo, menos exigente em termos de volumes de dados.

Em fevereiro, e reunindo informação de várias fontes, já tinhamos escrito que a Apple estaria a trabalhar com quatro modelos de inteligência artificial, para preparar as novidades impulsionadas por inteligência artificial generativa que quer integrar na próxima versão do sistema operativo. Dois foram desenvolvidos pela própria empresa, a partir da sua framework proprietária Ajax, e estão na base do já referenciado em vários rumores AppleGPT, que a empresa alegadamente tem já vindo a usar internamente. A empresa estará também a fazer testes com o modelo na base do ChatGPT e com Flan-T5 da Google, para comparar resultados.

Referia-se já nessa altura que a Siri seria uma das grandes estrelas das novidades com IA que se espera que a Apple esteja a preparar para o principal evento anual. A assistente do iPhone alegadamente ganhará a capacidade de resumir ideias e informação, para responder a ordens como “por favor resume este texto”. A nova funcionalidade alegadamente funcionará, tanto com aplicações de mensagens - como o iMessages - como com SMS. Já nesta altura se referia que as preocupações da Apple com a privacidade estavam a motivar desenvolvimentos de um modelo de IA interno que corresse localmente nos equipamentos em vez de processar dados na cloud.