Desde esta segunda-feira que os utilizadores de iPhone e iPad da Apple passam a aceder à nova atualização dos respetivos sistemas operativos, introduzindo várias novidades. Na nota da Apple, é referido a expansão da sua aplicação de fitness a mais países e os utilizadores que comprarem um novo iPhone, iPad ou Apple TV recebem três meses gratuitos do serviço Apple Fitness+.
A aplicação de fitness tem um novo programa de treinos, Yoga for Every Runner, com a mentoria de Scott Jurek, um dos mais conhecidos atletas de ultramaratona. E os treinos podem agora ser acompanhados por músicas da artista Taylor Swift, destacando o seu mais recente álbum Midnights.
A nova atualização pretende tornar mais fácil a partilha de fotografias com a família e amigos diretamente da aplicação Photos. Através do iCloud Shared Photo Library, o utilizador e até mais cinco pessoas podem gerir a galeria, adicionando, editando ou mesmo remover fotografias. O iCloud vai sincronizar todas as mudanças entre o grupo de utilizadores. A funcionalidade está igualmente disponível no iPadOS 16.
Veja na galeria as novidades do iOS 16.1:
As chamadas Live Activities também chegaram ao sistema operativo. Estas são notificações interativas de coisas que se estão a passar perto do utilizador e com o seu interesse, disponíveis diretamente do Bloqueio de Ecrã ou no sistema Always on Display. Por exemplo, quando aguarda a chegada de um Uber, pode manter-se atualizado com o tempo ou distância de si, sem a necessidade de desbloquear o iPhone e consultar a aplicação. A novidade, que também funcionará nas Ilhas Dinâmicas dos novos modelos, será introduzida em outras aplicações.
Para utilizadores mais preocupados com a pegada de carbono que deixa no planeta com o carregamento dos smartphones, a nova versão do iOS suporta uma funcionalidade chamada Clean Energy Charging. Esta adiciona ao menu da bateria a opção de selecionar eletricidade baseada em baixas emissões de carbono, sempre que disponível, tornando assim o carregamento mais verde. Além disso, a opção ajuda os utilizadores a gerir os carregamentos com informações baseadas nos seus hábitos de utilização.
A atualização passa a suportar a nova tecnologia de conetividade Matter, que basicamente poderá ser o próximo padrão para ligar equipamentos inteligentes e colocá-los em comunicação entre si. Basicamente passará a ser mais fácil que utilizadores que tenham equipamentos inteligentes de plataformas como o Apple HomeKit, o Alexa da Amazon ou o Google Home se tornem mais compatíveis.
Através da aplicação Wallet, os utilizadores vão poder abrir e gerir contas de poupança, neste caso para utilizadores dos Estados Unidos que sejam clientes da Goldman Sachs. A Apple promete depósitos automáticos sem taxas ou necessidade de depósitos mínimos ou valores em conta. É mais um passo da Apple a agitar o ecossistema bancário geridos na palma da mão. A aplicação Wallet passa também a suportar a partilha de chaves eletrónicas, seja de automóveis, quartos do hotel e outras, através do WhatsApp ou Messages.
Depois do sucesso que foi a funcionalidade das Ilhas Dinâmicas com o lançamento do iPhone 14 Pro, a Apple tem vindo a aperfeiçoar o sistema, de forma a ser utilizado apenas com uma mão. Neste caso, os utilizadores podem agora baixar a metade superior do ecrã para que seja mais fácil navegar com os dedos. Trata-se de uma funcionalidade de acessibilidade que permite fazer “reset” à barra, bastando tocar na metade superior do ecrã.
Há ainda outras pequenas atualizações e afinações, tal como os controlos de um e-book serem escondidos assim que começa a ler; ou bugs corrigidos. Todas as novidades do iOS 16 foram compiladas na página do sistema operativo da Apple, que pode consultar aqui.
iPadOS 16 promete manter o tablet mais arrumado e organizado
Além do iOS 16.1, a Apple lançou finalmente a nova atualização do seu ecossistema de tablets iPad. Uma das novidades é o Stage Manager, um novo sistema de gestão de multitarefas, que se propõe a organizar automaticamente as aplicações e janelas para ser mais fácil alternar entre as mesmas. A janela ativa fica ao centro e as restantes são colocadas em torno, começando pelo lado esquerdo e por ordem de acesso. A funcionalidade estava apenas prevista para os modelos mais recentes, alimentados pelos chips M1 e m2, mas a Apple resolveu introduzir em versões mais antigas do tablet.
Já a funcionalidade Freeform de produtividade permite aceder a um espaço canvas para poder colaborar com outros utilizadores. Suporta o Apple Pencil, permitindo fazer mudanças nos projetos sem a necessidade de se preocuparem com margens ou tamanhos da página. O Freeform suporta diversos tipos de ficheiros de áudio e imagens, assim como PDFs, endereços e outros documentos. Também o iPad passa a utilizar esta funcionalidade com a nova atualização do sistema operativo.
Veja na galeria as imagens do novo iPadOS 16.1:
O iPadOS 16 introduz novas funcionalidades no Messages, permitindo editar e apagar mensagens enviadas ou marcar as conversas como “não lidas”. Pode convidar amigos para ver um filme juntos ou participar numa atividade física através do SharePlay, enviadoatravés do Messages. As atividades passam a ser sincronizadas enquanto conversam através de mensagens. O mesmo se aplica a trabalhos de colaboração, facilitando a partilha de documentos.
O Mail introduz novas ferramentas inteligentes de produtividade, desde a possibilidade de ativar alertas para revisitar uma mensagem numa outra data. Passam a receber sugestões automáticas para dar seguimento a algum email que ainda não tenha recebido resposta. Ou situações práticas, tais como alertas quando se esquece de colocar o recipiente da mensagem ou um anexo no email. Será mais fácil cancelar mails enviados, antes destes serem abertos pelo destinatário no seu Inbox.
Estreia-se ainda o novo sistema de segurança de navegação sem palavras-passe no Safari. A Apple diz que esta nova geração de credenciais não pode ser vítima de phishing ou de partilha, tornando-se mais seguro e fácil de utilizar. A autenticação passa a utilizar os sensores biométricos, tais como o Touch ID ou Face ID. As informações são sincronizadas e encriptadas end-to-end através do iCloud Keychain, para que possam ser utilizadas entre os diversos equipamentos da Apple que o utilizador disponha. A tecnologia foi criada em parceria com a FIDO Alliance, Google e a Microsoft, o que significa que também funciona em equipamentos que não sejam da Apple. O sistema também já começou a ser testado no Chrome e equipamentos Android.
Outra novidade para o iPad é a introdução da aplicação Weather, com novas animações imersivas, mapas detalhados e outros módulos de previsão. A Apple diz que basta um toque para os utilizadores acederem à informação sobre o estado do tempo mais importante, incluindo temperatura ou qualidade do ar. Além disso, podem receber notificações sobre alterações severas da meteorologia dentro da área onde estão.
Pode consultar todas as novidades ao detalhe na página dedicada.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários