A Google acredita que o futuro é “passwordless” e, depois de anunciar que passaria a apoiar os padrões de autenticação FIDO sem palavra-passe em conjunto com a Microsoft e a Apple, começou a implementar o suporte a chaves de acesso, também conhecidas como passkeys, tanto no Android como no Google Chrome.

Através deste método, os utilizadores precisam apenas de desbloquear o smartphone quando fazem login ou se registam numa aplicação ou website. Para desbloquear o acesso à conta é utilizada uma credencial FIDO, denominada chave de acesso, que fica armazenada no smartphone.

Clique nas imagens para mais detalhes

A Google explica que, a partir de agora, os developers podem incluir o suporte a chaves de acesso nos websites e aplicações que criam. Para tal, precisam de fazer parte do programa beta do Google Play Services ou utilizar o Chrome Canary.

De acordo com a gigante tecnológica, o suporte mais “estável” às chaves de acesso chegará ainda este ano, assim como uma API para aplicações nativas do sistema operativo Android.

As passwords estão mortas? Saiba como funciona a nova norma de autenticação e o que vai mudar
As passwords estão mortas? Saiba como funciona a nova norma de autenticação e o que vai mudar
Ver artigo

Como já tinha realçado a FIDO Alliance, que criou este padrão em parceria com World Wide Web Consortium (W3C), através da colaboração entre a Google, Microsoft e Apple, o sistema de autenticação permitirá que os utilizadores acedam às credenciais FIDO em múltiplos equipamentos sem a necessidade de passarem pelo processo de configuração de contas em cada um deles.

Além disso, o método de autenticação dá a quem o usa a possibilidade de iniciar sessão em equipamentos que estejam por perto a partir do seu smartphone, independentemente do sistema operativo ou do browser que está a ser utilizado.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.