A Google acredita que o futuro é “passwordless” e, depois de anunciar que passaria a apoiar os padrões de autenticação FIDO sem palavra-passe em conjunto com a Microsoft e a Apple, começou a implementar o suporte a chaves de acesso, também conhecidas como passkeys, tanto no Android como no Google Chrome.
Através deste método, os utilizadores precisam apenas de desbloquear o smartphone quando fazem login ou se registam numa aplicação ou website. Para desbloquear o acesso à conta é utilizada uma credencial FIDO, denominada chave de acesso, que fica armazenada no smartphone.
Clique nas imagens para mais detalhes
A Google explica que, a partir de agora, os developers podem incluir o suporte a chaves de acesso nos websites e aplicações que criam. Para tal, precisam de fazer parte do programa beta do Google Play Services ou utilizar o Chrome Canary.
De acordo com a gigante tecnológica, o suporte mais “estável” às chaves de acesso chegará ainda este ano, assim como uma API para aplicações nativas do sistema operativo Android.
Como já tinha realçado a FIDO Alliance, que criou este padrão em parceria com World Wide Web Consortium (W3C), através da colaboração entre a Google, Microsoft e Apple, o sistema de autenticação permitirá que os utilizadores acedam às credenciais FIDO em múltiplos equipamentos sem a necessidade de passarem pelo processo de configuração de contas em cada um deles.
Além disso, o método de autenticação dá a quem o usa a possibilidade de iniciar sessão em equipamentos que estejam por perto a partir do seu smartphone, independentemente do sistema operativo ou do browser que está a ser utilizado.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários