Já está disponível para download a versão 8.1 do iOS, o sistema operativo móvel da Apple. A atualização traz algumas novas funcionalidades e promete também melhorias ao nível da estabilidade, através da correção de bugs. Fique a saber o que há de novo:



Apple Pay


Esta é sem dúvida a maior novidade do iOS 8.1. O sistema de pagamentos da Apple faz a sua estreia e marca uma nova aposta da marca da maçã.



Apenas os novos iPhone 6 e iPhone 6 Plus são compatíveis com o Apple Pay, assim como o Apple Watch – mas o relógio só vai ficar disponível no início de 2015.



Nas lojas os utilizadores poderão tirar partido da tecnologia NFC para fazerem pagamentos de forma rápida. Mas o Apple Pay quer ser mais abrangente e promete também suportar a compra de conteúdos em lojas online.



O Apple Pay só está disponível para já nos EUA, sendo que a chegada a outros mercados está reservada para 2015.



Continuidade


Se tiverem um computador Mac com a versão Mac OS 10.10, também conhecida como Yosemite, fique a saber que agora os seus iDispositivos vão comunicar entre si. Por exemplo, será possível criar um hotspot no Mac caso o mesmo detete que há um iPhone por perto.



Também será possível fazer o envio de mensagens através do computador ou do iPad, que farão a comunicação das mesmas através do iPhone. A vantagem aqui é não ter que pegar num outro equipamento se estiver a ler um livro, por exemplo, no tablet.



Camera Roll


A Apple vai trazer de volta o interface que permite aos utilizadores terem acesso a todas as fotografias que tiraram com o telemóvel. Tinha ido embora no iOS 8, mas como o feedback dos utilizadores não apontou nesse sentido, a Apple decidiu reconsiderar.



iCloud Photo Library


Agora as fotografias tiradas pelo utilizador são armazenadas no serviço iCloud e contam para os 5GB de espaço gratuito atribuído a cada utilizador - caso a opção esteja selecionada.



Mas com o armazenamento na nuvem, a Apple quer libertar espaço no smartphone dos utilizadores: as fotografias estão na cloud, enquanto no telemóvel fica uma imagem de menor comprimida e que ocupa menos espaço.



O iCloud Photo Library no iOS 8.1 chega em formato beta.



Estabilidade


A Apple promete corrigir ainda vários bugs que afetam os dispositivos com o iOS 8, esperando trazer mais estabilidade na utilização do iPhone, iPad e iPod Touch.



Solução catalisadora?

Resta saber se as funcionalidades acima descritas são suficientes para que vários utilizadores deixem o iOS 7 e passem a utilizador o iOS 8. Isto porque aquando da apresentação dos novos iPad, a taxa de adoção do novo sistema operativo continuava a não entusiasmar de acordo com os padrões Apple: 48%, apenas.



Uma vaga de problemas no iOS 8, outra vaga de problemas com o iOS 8.0.1 e relatos de que o desempenho em modelos mais antigos não era o mais satisfatório estão a afastar vários utilizadores do novo software.

Os leitores podem ainda recordar a análise TeK ao iOS 8 onde são descritas todas as suas novas funcionalidades e todos os seus problemas. E pode também recordar as sete aplicações que o vão ajudar a potenciar o iOS 8.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.