Portugal faz parte do grupo de países onde o sistema operativo da Apple gera mais tráfego do que o rival Android. Isto mesmo considerando que no mercado português de smartphones o Android tem uma quota de 65%, isto é, uma quota dominante, de acordo com os números da IDC.

De acordo com os dados da empresa de análise goMobi, o iOS é responsável por cerca de 53% do tráfego móvel gerado no mercado nacional, enquanto o Android fica com uma fatia próxima aos 45%. Windows Phone, BlackBerry e outros sistemas operativos menores dividem o resto do tráfego.

Apesar da vantagem teórica do Android, tudo depende do tipo de utilização que os utilizadores dão ao seu smartphone ou tablet. E os tablets também podem ajudar a explicar a diferença, isto porque a iOS conta com o iPad que é também um dos dispositivos mais populares.

Portugal coloca-se assim entre os mercados em que a Apple leva vantagem sobre o Android - os chamados mercados chave e de países com economias fortes. EUA, Rússia, França, Austrália, Japão e Canadá estão também nesta lista de países, como revela o The Next Web.

[caption]iOS Android[/caption]

O sistema operativo da Google leva no entanto vantagem no número de nações onde é líder no tráfego gerado: o Android domina em 67 países, o iOS em 34.

O relatório da goMobi serve para provar - ou voltar a provar - que neste momento o mercado dos dispositivos móveis faz-se sobretudo a dois, onde a Apple e a Google discutem com argumentos diferentes as posições cimeiras. Nos EUA, por exemplo, os software móveis das duas empresas são responsáveis por 97% de todo o tráfego móvel.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.