Chama-se Live Link Face e é uma simples aplicação de telemóvel, capaz de captar expressões faciais e de as transformar no seu equivalente animado, aplicando-as num personagem de videojogo. O software foi desenvolvido pela equipa do Unreal Engine, que é um conhecido motor de desenvolvimento de jogos, criado pela Epic Games.

Esta app, que está apenas disponível para iOS, recorre à plataforma de realidade aumentada da Apple, a ARKit, e à tecnologia TrueDepth, integrada nas câmaras frontais dos smartphones da marca, para potenciar esta transformação (quase) instantânea.

Para além de expressões faciais, a app capta ainda o movimento da cabeça e do pescoço e permite a colaboração entre vários dispositivos, para que a captação seja ainda mais precisa e alcance vários ângulos ao mesmo tempo.

tek live link face

A empresa revela que esta não é uma ferramenta necessariamente exclusiva para estúdios de videojogos, mas sim um software que permite criações artísticas mais amplas, seja por parte de estúdios independentes do meio ou por artistas que trabalhem sozinhos e queiram introduzir uma personagem animada de forma fidedigna numa das suas criações. "A contínua democratização das ferramentas de tempo real para a produção virtual é um dos principais objetivos da Unreal Engine", escreve a tecnológica em comunicado.

Não se sabe se há uma versão para Android em desenvolvimento - a empresa não faz qualquer menção ao assunto. No entanto, seria complicado assegurar que a app funcionaria de igual forma com todas as câmaras fotográficas disponíveis no ecossistema Android.

A Live Link Face já está disponível, gratuitamente, na App Store.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.