No final da semana passada, a Apple lançou a terceira beta pública do iOS 16. À medida que a gigante de Cupertino se prepara para lançar a versão final do iOS 16 no outono relembramos algumas das principais novidades anunciadas para o sistema operativo, incluindo algumas que já chegaram à mais recente beta.
As opções de personalização do Lock Screen estão em destaque no iOS 16, dando aos utilizadores a possibilidade de o decorarem com diferentes imagens de fundo, cores, tipos de letra e designs, bastando pressionar num elemento para começar a editá-lo. É também possível fazer coleções de temas ou criar diferentes versões do Lock Screen para ir trocando consoante o seu estado de espírito.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre as novidades do iOS 16
Já as Live Activities foram concebidas para o ajudar a manter-se a par das notificações que chegam ao smartphone. Através desta funcionalidade é possível aceder, por exemplo, a informações da chegada do Uber, da meteorologia, ou de conversas sem precisar de desbloquear o smartphone.
Depois do Live Text, introduzido no iOS 15, chega o Live Video. A funcionalidade permite interagir com cada frame de um vídeo, podendo converter moeda ou medidas, assim como fazer traduções, assim como recortar imagens e partilhá-las por mensagem.
A propósito de mensagens, a nova versão do sistema operativo traz a possibilidade de emendar ou até de cancelar o envio caso se arrependa. Para evitar abusos da funcionalidade, que apenas será apenas suportada entre equipamentos que tenham o iOS 16, a Apple pretende limitar edições ou cancelamentos 15 minutos após as mensagens terem sido enviadas.
Recorde as novidades do WWDC 2022 “condensadas” em três minutos
O modo Family Sharing foi remodelado para simplificar o processo de configurar as definições e, para facilitar a partilha de fotos com a família, o iCloud pode ser utilizado para definir uma biblioteca até mais cinco pessoas.
Além de novidades na assistente virtual Siri, nos mapas, na Apple Wallet e no Car Play, recentemente, a Apple anunciou o Lockdown Mode, um sistema que confere proteção extrema em caso de um ciberataque direcionado.
A funcionalidade, que vai estar disponível no iOS 16, além do iPadOS 16 e macOS Ventura, no outono, foi desenvolvida a pensar num restrito grupo de utilizadores que, por conta da sua posição profissional, estão em risco de serem vítimas de ataques de alto perfil, como os que são conduzidos por grupos de inteligência estatal.
Recorde-se que a nova versão do sistema operativo dos smartphones da Apple é compatível com todos os modelos desde o iPhone 8. No entanto, note que apenas os equipamentos com o processador A12 Bionic ou mais recente terão suporte a todas as funcionalidades anunciadas durante o WWDC 2022.
Clique nas imagens para ver os modelos de iPhone compatíveis com o iOS 16
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários