Embora os casos de aplicações maliciosas costumem ser mais frequentes na Play Store da Google, a App Store da Apple não está totalmente a “salvo” deste tipo de ameaça. Uma recente investigação alerta para uma nova onda de aplicações com anúncios fraudulentos na loja digital da empresa da maçã.
Os investigadores da empresa de cibersegurança HUMAN começam por explicar que detetaram a primeira instância desta campanha em agosto de 2019, altura em que foram descobertas 40 aplicações na Play Store da Google que estavam a cometer fraudes com anúncios.
A Google foi notificada para a situação e removeu as apps em questão. No entanto, a campanha voltou “à carga” no final de 2020 e mais recentemente, passando a afetar também a loja de aplicações da Apple.
Tem alguma destas apps instaladas? Apague-as já do iPhone
- Loot the Castle
- Run Bridge
- Shinning Gun
- Racing Legend 3D
- Rope Runner
- Wood Sculptor
- Fire-Wall
- Ninja Critical Hit
- Tony Runs
Os especialistas detalham que foram identificadas 10 aplicações fraudulentas para iOS e 75 para Android que, ao todo, foram descarregadas mais de 13 milhões de vezes antes de serem removidas das respetivas lojas digitais.
Clique nas imagens para mais detalhes sobre todas as apps detetadas
Os criadores das aplicações recorriam a uma variedade de táticas fraudulentas para enganar os utilizadores, assim como anunciantes. Entre elas destacam-se, por exemplo, anúncios escondidos, cliques falsos e casos de “spoofing”, com código que indicava aos anunciantes que se as aplicações tinham propósitos legítimos, de modo a levá-los a colocar os seus anúncios nas mesmas.
Apesar de estas aplicações terem sido removidas pela Google e Apple das lojas digitais, os investigadores acreditam que esta campanha ainda está em curso e alertam para a possibilidade de surgirem novas aplicações fraudulentas.
A equipa da HUMAN realça que todos os utilizadores que tenham alguma das aplicações visadas nos seus smartphones as devem desinstalar de imediato. Para reduzir a probabilidade de instalar uma aplicação maliciosa deve apenas recorrer a lojas oficiais, mantendo-se atento aos comentários deixados por outros utilizadores e, se tiver dúvidas, não hesite em fazer uma pesquisa online acerca da sua fiabilidade.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mats Steen: a história de um jogador de World of Warcraft que foi além do virtual -
App do dia
Sky Force Reloaded: Um clássico arcade renovado para o século XXI -
Site do dia
Transcreva ficheiros áudio e vídeo em várias línguas e formatos com o Yescribe.ai -
How to TEK
Cansado de respostas na pesquisa do Google com elementos de IA? Saiba como desativar
Comentários