Uma das novas funcionalidades do iOS 9 é a ferramenta de gestão de redes Wi-Fi Assist. O sistema operativo da Apple liga-se automaticamente à rede wireless que apresenta o sinal mais forte e quando nenhum é bom o suficiente, então ativa o plano de dados. E de acordo com alguns utilizadores, esta gestão está a provocar consumos elevados nos planos de dados e maiores encargos.

Entre os lesados está um casal californiano que decidiu avançar com um processo contra a tecnológica norte-americana. William e Suzanne Phillips estimam que como a funcionalidade está pré-definida no iOS 9, então os danos podem chegar aos cinco milhões de dólares, escreve o AppleInsider.

A Apple está a ser acusada de negligência e para os queixosos nem o facto de a empresa ter atualizado a informação no site oficial - fazendo referência de que o Wi-Fi Assist pode levar a mais consumos de dados - é suficiente.

A empresa responsável pelo iOS 9 diz que os consumos podem ser maiores, mas não muito significativos, enquanto a defesa do casal contra-ataca com o facto de aplicações de streaming de música, filmes e séries terem um impacto significativo nos consumos de Internet.