A moda das selfies chegou para ficar e o programador Milton Moura decidiu aproveitar a situação para criar um jogo social. Chama-se Puzzly e consiste num desafio através do qual os utilizadores só conseguirão ver as fotografias partilhadas depois de resolverem um puzzle de mosaicos - que é justamente a imagem partilhada pelo amigo.

Quando resolver o desafio, além de conseguir ver a fotografia na íntegra, o utilizador vai também aceder a uma mensagem que foi associada à imagem.

Em conversa com o TeK, Milton Moura disse que o objetivo é tornar a aplicação "o mais viral possível" e que para isso vai investir na sua divulgação internacional, sobretudo através da imprensa especializada. Milton Moura desenvolveu o projeto em colaboração com a empresa açoriana TetraPi.

Mas a aplicação também tem um lado lúdico, salientou o developer. "Quisemos apanhar a popularidade das selfies, mas também puxar um pouco pela cabeça das pessoas (…) com um puzzle à moda antiga".

É fácil de imaginar como rapidamente alguns utilizadores podem desvirtuar o conceito da aplicação, mas para esses casos a Puzzly está protegida. O jogo tem uma ferramenta que apenas permite tirar uma fotografia quando deteta o rosto ou rostos das pessoas, existindo assim pouco margem para a partilha de outros conteúdos.

E por obrigação da Apple, é ainda obrigatório que a aplicação tenha um mecanismo de denúncia e bloqueio de conteúdos.

Para já o único objetivo é crescer e por isso é que a aplicação está a ser distribuída de forma gratuita. Mas Milton Moura não escondeu o objetivo de poder vir a monetizar a aplicação caso venha a ser um sucesso.

"Vamos apostar na promoção da aplicação e tentar saber se é algo apelativo", explicou. E se o feedback vier positivo, então aí pensarão em novos "voos", como o caso do lançamento do jogo para Android.

Em breve a Puzzly vai receber a descoberta de utilizadores além da lista de amigos do Facebook, vão poder ser aplicados filtros nas fotografias e está também a ser trabalhado um sistema de comentários para tornar a relação dos utilizadores com as imagens mais interativas.

Swift e os primeiros seis meses de vida

A Puzzly foi desenvolvida integralmente na linguagem Swift, introduzida pela Apple há menos de um ano. O TeK aproveitou a oportunidade para perceber um pouco qual a experiência que Milton Moura teve com a linguagem até ao momento.

O programador admite que para quem estava habituado a desenvolver em Objective-C, foi uma diferença significativa o salto para a Swift. Mas salientou o facto de ser uma linguagem que "impede facilmente que determinados erros aconteçam", já que o motor da plataforma tem capacidade para verificar em tempo real o código que está a ser escrito.

Milton Moura revelou no entanto que nos primeiros tempos a nova plataforma de desenvolvimento da Apple apresentava alguns erros de desempenho, sendo notório que havia "arestas para limar". Mas a evolução tem acontecido e consoante os meses vão passando, o "ambiente vai ficando estável", explicou o programador português.

Nota de redação: Corrigida a galeria e o nome da empresa TetraPi, por indicação dos leitores

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico