Os óculos de realidade mista da Apple têm um novo sistema operativo. O visionOS 2 é a mais recente versão do software para os Vision Pro e foi apresentado oficialmente durante o WWDC 2024.

A atualização para o headset de realidade mista conta com novos gestos de controlo com as mãos e um recurso para transformar qualquer imagem da galeria numa "foto espacial", com efeitos de profundidade e movimento.

O principal destaque do visionOS 2 vai para as "imagens espaciais", que permite transformar fotografias comuns em representações tridimensionais. Com apenas um toque no ecrã, o sistema identifica os elementos centrais da foto e cria um efeito de profundidade, proporcionando uma experiência imersiva ao utilizador. Essas imagens podem ser partilhadas via SharePlay, permitindo que outras pessoas vejam e comentem em tempo real utilizando as Personas dos Vision Pro.

No conjunto de novidades estão também novos gestos com as mãos para controlar o sistema. Um gesto de pinça com os dedos abre a lista de aplicações, enquanto um movimento giratório mostra informações gerais como relógio e nível de bateria.

A atualização oferece igualmente melhorias como a ampliação do Mac Virtual Display, permitindo que o ecrã virtual ocupe o espaço de dois monitores 4K lado a lado, e a exibição do teclado físico dos utilizadores mesmo dentro de um ambiente virtual.

Outros recursos incluem suporte para até cinco transmissões desportivas simultâneas na Apple TV, legendas ao vivo em todo o sistema e compatibilidade com o AirPlay para visualizar conteúdos do iOS, iPadOS ou macOS no Vision Pro.

Veja na galeria as novidades que a Apple destaca no visionOS 2

Com mais de 2.000 apps dedicadas e diversas melhorias em muitas delas, o visionOS 2 é apresentado pela Apple como uma atualização que oferece uma nova dimensão de usabilidade e personalização aos utilizadores dos Vision Pro.

Paralelamente à nova geração do sistema operativo, a marca da maçã também usou o palco do WWDC para anunciar a chegada dos seus óculos de realidade mista a novos mercados.

Com Portugal de fora, a partir de 28 de junho o headset fica disponível na China, Japão e Singapura. A partir de 12 de julho é a vez da França, Alemanha, Reino Unido, Austrália e Canadá. Os preços para os novos mercados ainda não foram revelados, mas recorde- se, como referência, que nos EUA, os Vision Pro são vendidos por 3.499 dólares.