A app tem como objetivo a simplificação da recolha de informação nutricional dos astronautas que é feita através do preenchimento de questionários, um processo complicado tanto para os astronautas quanto para os nutricionistas na Terra.

Sintomas como perda de osso, atrofia muscular e reservas reduzidas de nutrientes como proteínas, gorduras e vitamina D são frequentes nos astronautas em missão e, sendo o consumo de energia menor do que na Terra, é essencial aliar o exercício constante a uma dieta equilibrada.

Para assegurar a capacidade nutricional de uma forma mais simples, a agência espacial francesa, CNES, e os médicos do MEDES (Instituto de Medicina e Fisiologia Espaciais), criaram a EveryWear, uma aplicação para iPad que recolhe dados fisiológicos e médicos de astronautas na Estação Espacial Internacional e que, através de sensores biomédicos portáteis, monitoriza e recolhe dados como as necessidades nutricionais, a pressão sanguínea e a qualidade do sono.

Através de uma câmara incorporada, os astronautas podem também  digitalizar o código de barras dos alimentos e a app regista as calorias, fornecendo uma avaliação nutricional e focando-se sobre as proteínas, água, carboidratos, gorduras, sódio, cálcio, ferro e potássio.

E, se no início do programa espacial, a alimentação consistia em pastas em tubos de alumínio ou alimentos desidratados, agora o menu da Estação Espacial Internacional tem mais de 100 itens que incluem frutas, legumes, produtos lácteos e refeições pré-embaladas, havendo ainda lugar para pratos tradicionais americanos e franceses.

Para breve poderá estar também o consumo de alimentos cultivados e feitos no espaço, como alfaces e pão fresco.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.