Entre setembro e outubro deste ano, Portugal vai ter eleições autárquicas. Mais do que o desenho político que se vai definir no país, vai-se definir o futuro de cada localidade e de cada região. Foi a pensar no mote "eleitor informado, voto consciente" que Fábio Ferreira desenvolveu a aplicação móvel Autárquicas - Vota Portugal.

A ideia principal do software que está disponível para Android e iOS é criar um modelo de comunicação o mais direto possível entre candidatos e eleitores. Como tal, a aplicação tanto serve para os candidatos submeterem notícias e propostas, como serve para os utilizadores ficarem a par de quem são os futuros presidentes de câmara e junta de freguesia, e os projetos que idealizam.

A aplicação pede um registo inicial - que pode ser substituído com os dados de autenticação do Facebook - e pergunta ao utilizador qual a área onde vai votar. Depois de introduzidos os dados, aparecem notícias específicas e segmentadas segundo os interesses de cada um.

Gratuito para eleitores e pago para candidatos, a proposta varia em preço consoante o eleitorado. Um candidato à câmara de Lisboa terá que pagar cerca de 300 euros, mas o alcance possível da audiência pode ajudar a poupar milhões de euros em campanhas eleitorais.

[caption]Vota Portugal[/caption]

A ideia surgiu a Fábio Ferreira quando na rádio ouviu que iam ser as eleições com menor orçamento de campanha e que no fim seriam os eleitores quem poderiam sair prejudicados. O programador português considera a sua plataforma como "apartidária".

O projeto foi desenvolvido a pensar em Portugal e no mundo: "um produto com uma grande capacidade para ser exportado para qualquer país do mundo", contou ao TeK, Fábio Ferreira.

O programador deixou ainda um recado aos governantes portugueses: "nos últimos tempos tenho visto o Presidente da República falar sobre empreendedorismo, espero que este projeto mereça a sua atenção e que nos dê uma pequena ajuda a torná-lo um marco nas próximas eleições".

Facebook Photo Wall, um caso de sucesso

Fábio Ferreira também é responsável pela aplicação Facebook Photo Wall, que registou 30 mil downloads no Windows 8 no primeiro dia. Depois de o TeK ter publicado a história de sucesso do software, Fábio Ferreira já foi contactado por vários meios de comunicação, e mais importante, foi contactado por vários investidores interessados nos projetos que tem em desenvolvimento.

A Microsoft Portugal foi uma das entidades que já contactou Fábio Ferreira de modo a que possa ter o melhor acompanhamento no desenvolvimento de apps para o ecossistema Windows.

Em duas semanas o Facebook Photo Wall já teve mais de 80 mil downloads, número significativo para um projeto que começou como uma proposta para um concurso. Com o lançamento de uma nova versão na calha, o programador português acredita que a app ainda pode receber muitos mais downloads.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.