A nova versão da app, que acaba de ficar disponível, assinala uma viragem na estratégia da Microsoft, que passa a abrir um conjunto de funcionalidades a quem usa o programa a partir de um dispositivo iOS e não tem uma licença do Office 365. Ou seja, não pagou já para usar o Word m todo o seu potencial.



A edição de documentos é uma das funcionalidades que passa a estar disponível sem condições prévias. Isto vale para o Word, mas também para o Excel e para o PowerPoint, que também têm as suas próprias aplicações na plataforma da Apple. Passa também a ser possível trabalhar em documentos Word a partir do Dropbox, um resultado da parceria que as duas empresas anunciaram esta semana.





A notícia foi tão bem acolhida que em 24 horas a app saltou para os primeiros lugares do top de downloads gratuitos. É assim em vários países e Portugal não é exceção. Por cá só mesmo a vontade dos portugueses saberem em primeira mão se ganharam o carro sorteado pelo fisco (na app Fatura da Sorte) impede a app de saltar à liderança da tabela.



Note-se no entanto que para quem não usa o Office 365 mantêm-se bloqueadas algumas funcionalidades do Word, no acesso através da aplicação móvel. As opções de formatação do documento, por exemplo, não estão disponíveis.



Para quem usa Android, há uma app com as mesmas características a caminho. Já começou a ser testada e deve ser lançada em 2015, diz a Microsoft.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico