Seja por wi-fi ou 3G/4G, estas falhas de acesso podem deixar os nervos de muitos utilizadores em franja, sem perceberem as razões que justificam a indisponibilidade do acesso aos serviços dos quais estão cada vez mais dependentes, sejam eles as redes sociais, o email ou as aplicações de mensagens instantâneas.

Um grupo de investigadores da universidade finlandesa de Aalto decidiu por isso criar uma aplicação que permite avaliar o estado das redes de comunicação, verificando as velocidades de download e upload mas também a latência, que se torna bastante relevante em algumas aplicações.

A app aponta ainda as redes que estão disponíveis na proximidade, fazendo um mapa das melhores ligações das redondezas e ajudando os utilizadores a manterem um registo histórico da qualidade da sua ligação.

O Netradar está disponível gratuitamente para Windows Phone, Android e iOS e tem servido também como base para uma análise da qualidade dos equipamentos em termos de sintonização de rede. E o iPhone está fora da lista dos smartphones com as ligações mais rápidas...

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.