Se é um utilizador multifunções, esta é uma funcionalidade do Windows 10 que certamente lhe agradará. Consiste na criação de ambientes de trabalho virtuais, no seu computador, onde poderá guardar sessões de trabalho relacionadas com projetos diferentes ou com partes diferentes de um mesmo projeto. Nesse aspecto, é o utilizador quem decide, mas a utilidade desta opção é difícil de refutar.

A questão, neste caso, é como criar um ambiente de trabalho virtual? O processo requer alguns passos, mas assim que dominar a técnica, terá acesso a um mundo novo de produtividade no seu PC.

A primeira coisa a fazer para operar um ambiente de trabalho virtual é criar um ambiente de trabalho virtual. Para completar este passo, basta abrir a Vista de Tarefas (através do botão da Vista de Tarefas que está na barra de ferramentas, ou através do atalho Windows + Tab) e clicar na opção "Novo ambiente de trabalho", que está no canto superior esquerdo deste menu. Se preferir, pode atalhar este processo premindo Ctrl + Windows + D para criar um desktop virtual instantaneamente.

tek windows 10

Uma vez criado, pode começar a utilizar este segundo ambiente virtual para trabalhar num plano limpo de ruídos alheios ao seu projeto. No entanto, se quiser alterar entre desktops, basta clicar Windows + Tab ou aceder à Vista de Tarefas através do botão na barra de ferramentas e, de seguida, selecionar a janela que pretende abrir. Note que pode alterar entre ambientes virtuais as vezes que precisar.

Adicionalmente, é ainda possível transferir janelas de trabalho entre diferentes desktops. Isto pode ser feito de duas maneiras diferentes. Uma das formas consiste em clicar e arrastar. Para isso, terá de abrir a Vista de Tarefas, clicar na janela que quer transportar, arrastá-la para cima do ambiente de trabalho virtual onde pretende integrá-la e largar.

tek windows 10

Um outro método consiste também na abertura da Vista de Tarefas, mas em vez de arrastar a janela que quer transportar, terá de clicar na mesma com o botão direito do rato, assentar o rato em cima da opção "Mover para", e selecionar o desktop que pretende.

Se em vez de arrastar uma janela de um ambiente para outro, preferir copiá-la, duplicando-a assim entre desktops, poderá recorrer a este mesmo processo, clicando com o botão direito em cima da janela, mas em vez de selcionar a opção "Mover para", terá de optar por "Mostrar esta janela em todos os ambientes de trabalho".

tek windows 10

Para eliminar um desktop virtual, terá de abrir a Vista de Tarefas, colocar o cursor em cima do desktop que quer eliminar e carregar no "X" que surge no canto superior direito dessa janela. Se preferir fazê-lo de forma mais direta, pode também optar por abrir o desktop virtual, abrir a janela que pretende eliminar, e clicar em Ctrl + Windows + F4.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.